O sonho de Henry Ford, de tornar o automóvel acessível para as massas resultou na fábrica da Ford, uma das principais montadoras de automóvel do Brasil.
Iniciou suas atividades em 1903 como Ford Motor Company. Dez anos depois, inaugurou uma nova era na história industrial ao introduzir a linha de montagem contínua na sua fábrica em Dearborn, EUA, para a produção em série do Modelo T, técnica de manufatura que marcou a revolução industrial do século 20.
E foi o emblemático Modelo T que inaugurou a linha de montagem no Brasil, em 1919
Ao desenvolver a produção em série de veículos, Ford pôs o mundo sobre rodas, revolucionou a indústria e virou fonte de inspiração para empreendedores e inovadores de todas as áreas.
Linha de montagem e produção em massa
O ideal de Henry Ford, desde o início, era fabricar o carro mais simples possível, para consumo em massa. Naquela época, os carros eram vistos como um artigo de luxo para poucos. Logo iniciou a expansão para outros mercados e, depois de se instalar no Canadá, França, Inglaterra, Irlanda e Argentina, chegou ao Brasil.
A diretoria aprovou a criação da filial brasileira no dia 24 de abril, com o capital inicial de US$ 25.000. Em 1º de maio, a empresa iniciou a montagem do Modelo T em um galpão na Rua Florêncio de Abreu, em São Paulo, com peças importadas.
Um ano após chegar ao Brasil, A Ford transfere a linha de montagem e os escritórios para instalações mais amplas, em um antigo palácio de patinação na Praça da República. A empresa crescia em ritmo acelerado e em poucos meses aumentou a produção para cerca de 4.000 unidades por ano, um verdadeiro assombro para aqueles dias.
Atualmente a montadora tem três fábricas no Brasil:
Camaçari: 250 mil veículos por ano. 912 veículos por dia. 1 veículo a cada 80 segundos.
Tatuí: É no seu Campo de Provas, localizado em Tatuí (SP), que a Ford testa todos os seus veículos.
Taubaté: A 130 km da capital paulista, a fábrica da Ford em Taubaté é uma das pioneiras no Brasil.
O sonho da mobilidade
Impossível falar da Ford Motor Company sem contar um pouco a história de seu criador, Henry Ford que é contada nas páginas oficiais da montadora.
Ele nasceu no dia 30 de julho de 1863, em uma fazenda em Dearborn, Michigan, EUA. Desde menino ele adorava desmontar e remontar relógios, mostrando sua vocação para a engenharia. Engrenagens, catracas, molas e ferramentas eram seus brinquedos favoritos e bastava observar um mecanismo para entender o seu funcionamento.
Vivendo o trabalho duro na fazenda, percebeu que as máquinas podiam ser empregadas em muitas tarefas para aliviar as pessoas desse fardo. Trabalhou como aprendiz em uma fábrica de vagões ferroviários e uma oficina em Detroit. Aos 16 anos, também trabalhava à noite numa joalheria consertando relógios.
Voltou a Dearborn para ajudar a administrar a fazenda da família. Com seu jeito para mecânica, foi contratado pela Westinghouse para consertar motores a vapor. Estudou contabilidade, administração e desenho mecânico em Detroit e se casou com Clara Bryant. Foi contratado como engenheiro na usina elétrica de Detroit da Edison Illuminating Company, de Thomas Edison, inventor da lâmpada elétrica e do cinema, que mais tarde tornou-se seu incentivador. A empresa permitia que ele usasse uma pequena oficina onde desenvolvia seus projetos.
Aos 30 anos, Ford fabricou um motor de combustão interna de um cilindro, instalado na mesa da cozinha de sua casa, com a ajuda da esposa. Em 1896 ele projetou e construiu outro motor, desta vez adaptado a um quadro equipado com rodas de bicicleta, o Quadriciclo, que se tornaria o primeiro automóvel Ford.
(Fonte: Site oficial da Ford)