A história da cerveja que desce redonda

14 out 2020

Com certeza você  na sua roda de amigos já se viu falando que a cerveja desceu redonda. Este é também o slongan de  uma das cervejas mais consumidas do Brasil, a Skol que tem cerca de 30% de participação no mercado de cerveja Brasileiro.  A marca ainda é comercializada em 20 outros países pela cervejaria Carlsberg.

A SKOL teve início na Europa em 1964, a partir da tentativa de criar uma marca global de cerveja. Nessa iniciativa participaram quatro cervejarias, que foram: Allied Breweries (Reino Unido), Labatt (Canadá), Pripps-bryggerierna (Suécia) e Unibra (Bélgica). A partir daí foi criada a SKOL International.

Em 1967 a Skol iniciaria sua história no Brasil com o desafio de desbancar marcas famosas e centenárias como Brahma, Bohemia e Antartica.

Foi a Cervejaria Rio Claro, fabricante da cerveja Caracu, que lançou a SKOL no mercado brasileiro. Logo depois, a Brahma adquiriu o uso exclusivo da marca no mercado no Brasil..

A partir da década de 1970,  cervejaria trouxe inovações para o mercado Brasileiro e agradou o consumidor, se consolidou e não parou mais de produzir. Entre os principais produtos produzidos pela em marca, em ordem cronológica estão:

1971: Lançamento da primeira lata em folha flandres (laminado constituído por aço e ferro com revestimento em estanho);

1989: lançamento da primeira lata de alumínio. Nesse recipiente, a cerveja poderia ser conservada gelada por mais tempo;

1993: embalagem long neck com tampa de rosca

latão da SKOL (lata de 473 ml);

1996: long neck de 355 ml dentro do padrão internacional de embalagens descartáveis;

1997: primeira lata com boca redonda, com uma abertura maior que facilitava pro consumidor.

A partir de 1999, a cerveja passou a fazer parte da Companhia de Bebidas das Américas (AmBev), que era o resultado da junção da Cervejaria Brahma com a Antarctica.

A cervejaria investiu pesado em propaganda e marketing, passou a patrocinar diversos eventos, o que deu maior visibilidade à marca. E  no final de 1999 lançou a campanha “2000 o verão mais redondo do planeta”. Em 2002, a SKOL chegou ao primeiro lugar na lista de cervejas mais consumidas no Brasil.

(Fonte: historiadacerveja.com)