A primeira página de Internet nasceu em 1991

29 maio 2020

A página também serviu como demonstração de hipertextos aplicados à Internet. Hoje, é impossível imaginar a Internet sem os hiperlinks.

Quem nasceu depois de 2000, talvez não faça ideia de como era navegar na internet em seus primórdios. Mas ela [a internet] apesar de jovem, evoluiu rapidamente e hoje é uma gigante. Muito difícil imaginar a vida sem ela.

O The Project foi a primeira página da Internet a entrar no ar, em 1991, idealizado pelo Tim Berners-Lee, do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), considerado o pai da Web.

O site sob o domínio info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html  descreve detalhes da World Wide Web, o famoso www que conhecemos.

A ideia era permitir que os profissionais do CERN trocassem informações científicas a partir de seus próprios computadores. Assim, eles não necessariamente precisariam estar no mesmo espaço físico para saber sobre o andamento de um projeto, bastando apenas estar conectado ao servidor online. E o The Project foi o teste para isso.

Bem antes, em 1980, Berners-Lee já tinha sugerido utilizar o conceito para facilitar o compartilhamento de informações entre os funcionários do CERN.

A página também serviu como demonstração de hipertextos aplicados à Internet. Hoje, é impossível imaginar a Internet sem os hiperlinks.

O projeto foi desenvolvido em um computador NeXt, empresa criada por Steve Jobs em 1985, quando ele forçadamente deixou o comando da Apple.

 

Assim como é hoje, para acessar o site era necessário ter um navegador. Por isso na própria página tem uma área dedicada aos browsers da época. Nela era possível ter acesso às informações sobre navegadores para diversas plataformas, como Macintosh, Unix e, claro, para NeXT.

 

(Do Tech Tudo)