Como já escrevemos em outros boletins, a marca e tudo o que ela representa, é com certeza, o maior patrimônio de uma empresa, de um artista, já que atribui a ela uma singularidade no mercado e contribui para diferenciá-la de outras empresas. É fundamental para que uma empresa seja reconhecida por seus clientes e o público em geral.
Todos os anos a consultoria Brand Finance analisa o valor das empresas baseado no valor de cada marca, e elege as 10 marcas mais valiosas do mundo. No top 5 da lista estão:
1º Amazon
Fundada por Jeff Bezos, em 1994, foca em comércio eletrônico, computação em nuvem, streaming digital e inteligência artificial, é a marca mais valiosa do mundo, o seu nome equivale a US$ 221 bilhões (R$ 1,13 trilhão).
2º Google
A gigante em tecnologia, subsidiária da Alphabet, foi fundada por Larry Page e Sergey Brin em 1998, foca em serviços online e software. Seu nome equivale a US$ 160 bilhões (R$ 822,91 bilhões).
3º Apple
A empresa nasceu na garagem de seu fundador Steve Jobs (falecido em 2011), em 1976, tem como objetivo projetar e comercializar produtos eletrônicos de consumo, software de computador e computadores pessoais. A marca vale de acordo com a publicação, US$ 141 bilhões (R$ 725,19 bilhões).
4º Microsoft
A empresa de tecnologia começou com desenvolvimento de um Gerenciador de Interface, que atualmente é conhecido como Microsoft Windows, em setembro de 1981, foi fundada por Bill Gates e Paul Allen.
A marca vale, de acordo com o porto Suno Search, autor da lista, US$ 117 bilhões
5º Samsung
Maior fabricante de smartphones do mundo iniciou atividades em 1938, pelas mãos do coreano Byung Chull Lee e atua em diversos ramos da área de tecnologia da informação como produção de computadores.
Em 2019 registrou um lucro operacional na ordem de US$ 23,4 bilhoes.
(As informações são do portal Suno Research)