ESG e a importância para a marca

14 mar 2022

Será que você sabe o que significa ESG? Neste artigo você entenderá o que é ESG, como surgiu e o impacto na sua empresa.

Estruturar uma marca é um processo que envolve muitas variáveis, que vão além da escolha do nome e logotipo. Para atuar no mercado você precisa pensar no nicho de atuação, no público, nas metas, valores, etc.

Com tanta concorrência, precisamos de ir além de produtos ou serviços de qualidade para chamar a atenção das pessoas. Atualmente, as sensações, emoções e o posicionamento das empresas estão sendo bem relevantes para determinar a escolha dos consumidores.

Há um movimento crescente de pessoas que querem se envolver em causas sociais e que estão preocupadas com o meio ambiente e as relações pessoais.

E para quem não acredita que práticas sustentáveis podem fazer a diferença para as pessoas envolvidas nas empresas (colaboradores e clientes), este artigo vai te dar bons argumentos para analisar com mais atenção a sigla ESG.

Sim, essa sigla tem se tornado cada vez mais popular no mundo dos negócios e está totalmente associada aos bons resultados da uma empresa, e claro, considerando os fatores citados acima.

O que é ESG?

A sigla ESG,  vem do inglês, “environmental, social and governance”, que traduzindo ao pé da letra quer dizer “ambiental, social e governança”.

O ESG é usado como uma ferramenta de análise para companhias que buscam as melhores formas de diminuir os impactos ambientais causados por ela. 

Também é essencial para as empresas construírem uma relação justa com a sociedade, que ofereça benefícios para todos.

A empresa que está atenta a esses detalhes reconhece que não são somente questões financeiras que a mantém em pé e com resultados positivos, mas ela sabe que investidores observam o quanto fatores ambientais, sociais e de governança são importantes para a companhia.

De onde surgiu o ESG?

Não é de admirar se dissermos que a ONU está totalmente envolvida nessa ação e é uma das pioneiras em criar essa estrutura socioambiental para empresas do mundo todo em associação com o Banco Mundial.

Essa sigla surgiu em 2005 em um relatório que tinha como título Who cares wins, ou seja, “Ganha quem se importa”.

Quando as Nações Unidas junto ao Banco Mundial tiveram essa iniciativa, eles não estavam sozinhos. 

Na ocasião, outros 20 países, inclusive o Brasil, também estavam reunidos para juntos desenvolverem procedimentos e recomendações sobre como mesclar questões ambientais, sociais e de governança na gestão de uma empresa.

O resultado do relatório mostrou que é muito mais vantajoso para uma empresa quando ela adiciona essas questões dentro da sua administração. 

Incorporar esses fatores no mercado financeiro é sinônimo de mercados mais sustentáveis e uma sociedade bem mais satisfeita e colaborativa.

O impacto do ESG nas marcas

Grandes empresas já mostraram como práticas associadas ao ESG têm dado bons resultados e impactado ainda mais a sociedade que faz uso dessas renomadas marcas.

Não é por coincidência que ações relacionadas ao ESG agregam ainda valores e aumentam a competitividade de uma empresa. Além de servir de exemplo para gerações que surgirão ao longo do tempo.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e prestam muito mais atenção ao comportamento daqueles que devem ser exemplo para sociedade.

Com o avanço da tecnologia, a mídia e as instituições de ensino têm conscientizado, com frequência, as pessoas a praticarem boas ações e cuidarem do nosso ecossistema.

É por esta razão que as práticas adotadas pelas empresas devem ser profundas. Fazer algo superficial para causar boa impressão, não vai funcionar com a nova geração de pessoas preocupadas e informadas sobre o assunto. 

Há, inclusive, um termo para isso “greenwashing”, quando empresas passam uma falsa imagem de sustentabilidade.

O posicionamento da empresa é um fator que pesa na balança e faz toda diferença para o consumidor que já está preparado para ponderar mais do que apenas o preço dos produtos que está adquirindo.

A empresa que se envolve fielmente e com devida responsabilidade às práticas ambientais, sociais e de governança são bem mais fáceis de serem aceitas pelo público em geral.

Uma marca pode virar a primeira escolha do público, se apoiar as mesmas causas que eles. Entretanto, é mais que escrever em um rótulo ou no website que a empresa é “amiga do meio ambiente”. 

É preciso campanhas para apoiar entidades sociais, alterar a matéria-prima dos produtos em nome do meio ambiente e outras ações mais profundas.

Vale lembrar que é necessário o estudo minucioso de público para garantir que as práticas adotadas sejam compatíveis com os seus ideais. 

Podemos citar um exemplo recente de um banco que veiculou um comercial nas redes sociais da “Sexta-feira sem carne”. 

A campanha foi um tiro no pé, já que as entidades de agronegócios e até o ministro da economia criticaram o anúncio. O resultado foi que o banco teve que colocar um plano de contingência em ação para não macular ainda mais a imagem da empresa.

Esse é um exemplo drástico de como ações sem planejamento podem ser maléficas pela empresa. O ideal é trabalhar com o ESG para identificar ações profundas de melhorias e que sejam relevantes para seus colaboradores e para os clientes.

Vamos ver como podemos fazer isso?

ESG, como colocar em prática?

Cada letra do ESG  traz diferentes insights de como você pode melhorar a imagem da sua marca. Podemos individualizar cada letra dessa sigla e te dar uma ideia mais ampla do significado dela na prática.

Environmental (ambiental): esta letra representa a parte associada à preservação da natureza e questões que envolvem cuidar do meio-ambiente. 

Por exemplo, as empresas podem pensar em formas de contribuir com o nosso planeta em cada pequena ação, ato que já faz muita diferença se levado à sério, mesmo que sejam gestos simples. 

Pode-se pensar como seu produto ou serviço impactam em temas como esses:

  •  aquecimento global e emissão de CO₂;
  • poluição do ar e da água;
  • uso consciente de água e energia;
  • desmatamento;
  • administração de resíduos;
  • biodiversidade; 
  • etc.

Criar um plano de ação a curto, médio e longo prazo nestas questões pode ser útil para planejar políticas ambientais melhores para a empresa.

Social (social): esta letra tem a ver com as pessoas que são parte do seu universo colaborativo, tanto dentro quanto fora da empresa.

Será que sua empresa pode se mostrar mais sensível em temas como esses:

  • diversidade da equipe;
  • engajamento dos colaboradores em geral;
  • relacionamento com a comunidade;
  • respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas;
  • satisfação dos clientes;
  • proteção de dados e privacidade.

Podemos destacar o quanto esses pontos em destaque fortalecem o relacionamento com os clientes e torna a empresa muito mais produtiva, gerando positividade e valores para a marca. 

Governance (governança):  como o nome diz, se refere a forma de gestão que a empresa adota. 

Sua empresa já se estruturou para atuar sustentavelmente, porém se manterá lucrativa? 

Neste ponto serão necessários muitos estudos para pôr em prática as boas práticas de governança:

  • comitê de auditoria bem-estruturado;
  • conduta corporativa;
  • remuneração da equipe executiva;
  • relação com entidades políticas e governamentais;
  • estrutura para um canal de denúncias;
  • composição do conselho.

É a governança de uma empresa que precisará monitorar e cuidar da marca, como um patrimônio da empresa. Todas as decisões tomadas precisarão garantir o fortalecimento da marca e, consequentemente, da empresa.

Busque ajuda para maximizar os resultados do ESG

Para que o trabalho de governança de uma empresa seja eficiente e traga bons resultados, é essencial que já se comece com o registro de marca.

Já imaginou o impacto negativo de ter uma acusação por uso indevido de marca, ou pior, ser obrigado a deixar de usar a marca? É o que pode acontecer se você não proteger seu patrimônio.

Ações de ESG são ótimas, mas elas precisam ser trabalhadas como uma boa propaganda para fortalecer a marca. Sem o registro, seus esforços neste sentido poderiam gerar resultados menores e sem retorno financeiro.

Percebe como é importante ter uma empresa ao seu lado que faça a proteção da sua marca?

A P.A Produtores Associados é uma empresa líder em oferecer serviço de monitoramento de marca após o registro, que sem dúvida ajuda na governança e na proteção da marca.

Nos preocupamos com nossos clientes e fazemos buscas prévias para garantir não haver nenhum perigo no pedido de registro de marca. 

Além disso, assim que depositamos o pedido de registro, estamos atentos a possíveis oposições ou algum tipo de empecilho por parte do INPI, orientando ações para os interesses do cliente.

Mesmo após a finalização do processo, a P.A. Produtores Associados pode oferecer serviço de monitoramento da marca, garantindo assim uma boa governança.


Entre em contato conosco e tire suas dúvidas. Estamos disponíveis em diversos canais de atendimento e sempre prontos para oferecer o nosso melhor.