Covid ajuda a testar relevância de marcas

28 jul 2020

Em entrevista à Revista Exame, Presidente da Interbrand no Brasil Beto Almeida diz que Seu conselho para as marcas que querem se manter vivas e ativas quando a pandemia passar é dedicação ao seu propósito, tanto para seu público alvo como para seus colaboradores

 

A pandemia da Covid-19, provocada pelo novo coronavírus desde meados de março no mundo, veio para mudar conceitos, valores, rotinas e relacionamentos. Mas também tem servido para que as marcas brasileiras se reposicionem no mercado, criaram ações publicitárias pra informar e gerar valor.

O tema foi abordado pelo presidente da Interbrand no Brasil Beto Almeida à Revista Exame. Ele tem quase 30 anos de experiência em criação e gestão de marcas e ressaltou o momento como importante para a consolidação do propósito de marca.

Na entrevista, Beto Almeida reforçou a importância da marca que é um “ativo vivo” e deve reagir às mudanças que acontecem em seu ambiente da mesma maneira que as pessoas.

“Portanto, nada melhor de que refletir sobre o seu propósito e, a partir dele, determinar as ações de acordo com o que o momento necessita, sendo um agente transformador positivo.” disse ele.

Sobre como as empresas devem se comportar nesse período de pandemia, se devem ou não abordar o assunto em suas ações ou comunicação, Almeida defende que as marcas, independente de terem ou não envolvimento com o tema, devem se envolver e contribuir com ações sociais, culturais e buscar nisso oportunidades.

Manter a marca durante e depois da crise foi outro tema abordado pelo executivo. “Antes de mais nada, a pandemia atual vai testar a capacidade das marcas de manterem sua relevância não só durante o período que estamos passando exatamente agora – em que os especialistas divergem sobre o quanto pode durar – mas também após tudo isso passar.”

Seu conselho para as marcas que querem se manter vivas e ativas quando a pandemia passar é dedicação ao seu propósito, tanto para seu público alvo como para seus colaboradores

“Não se posicionar nesse momento pode abrir portas para outras marcas construírem relevância e conquistarem o seu público.”

Fonte: Revista Exame (https://exame.com/)