Este foi o ano mais desafiador que já vivemos… Mesmo que a história nos relate, diversas doenças avassaladoras, essa realidade estava esquecida nas páginas dos livros de história. Mas então chegou o Coronavírus, (Covid-19) e estraçalhou a raça humana… Isso porque, não bastasse o grande surto, tivemos ainda que lidar com políticos, jornalistas e pessoas incongruentes, que mesmo vendo a batalha mundial, tentaram ignorar ou mesmo tirar vantagem a qualquer custo. Sim, este foi o ano! Vimos o pesadelo chegar lentamente… vimos entes queridos partindo… e fomos obrigados a nos isolarmos, por um bem maior… pela saúde de todos… Foi a primeira vez que entendemos que, às vezes, a maior prova de amor é o distanciamento. Foi difícil aceitar que uma gripe, algo que parece tão simples, pudesse causar tanto estrago… e causou… e ainda causa. Pra quem perdeu alguém, o peso desses números, tão noticiados e as vezes ignorados, é muito maior, do que pra quem simplesmente tem uma pequena tosse.
São tempos difíceis para sonhadores… Já dizia Amélie Poulan. São tempos difíceis para todos nós! Mas há uma esperança… apesar de especialistas indicarem que vacina nenhuma poderia ou deveria ser feita em menos de dois anos, vimos cientistas correndo contra o tempo, e apresentando uma possível solução… uma vacina desenvolvida em tempo recorde.
E não foi só essa a luz de esperança… apesar de tudo, este momento de “pausa” mundial, foi importante para aprendemos a olhar para dentro, para refletirmos, para percebermos aqueles que nos fazem falta. Aprendemos a valorizar as pessoas, o emprego, o passeio, a caminhada na rua, a ida ao supermercado, até a “fofoca” da vizinha. Descobrimos que um favor pode ser feito apenas para fazer o bem, não para ter algo em troca.
E foi com esse “temporal”, que desenvolvemos possibilidades, dando um passo a mais na nossa tão amada tecnologia… sim! Vimos o nascimento e melhores adaptações de bancos e seus serviços digitais, aumento no delivery, eventos online, videoconferências, vovozinhos aprendendo rapidinho como usar o celular pra ver os netinhos… medicina digital, atendimento mais rápido, para pelo menos relatar os sintomas e o médico direcionar quais exames deveriam ser feitos… Sim, sim, tivemos muitas pessoas perdendo emprego, mas vimos muitos se reerguendo… cursos online, cursos gratuitos ou pela metade do preço, e vimos o mundo se solidarizando… vimos desde as micros e até as grandes empresas fazendo o possível para ajudar seus colaboradores, parceiros e clientes e se adaptando para não ter que fechar as portas… Desafios e mais desafios… sim, ainda vemos… Aprendemos que o ser humano é empático por natureza e capaz de ajudar o próximo, mesmo sem nem saber seu nome. E apesar dos pesares, o que nos mantém forte é essa nossa linda e estranha humanidade.
E toda essa reflexão, nos faz concluir que, é possível curar o mundo… Sim, é possível… Se podemos nos curar de uma gripezinha, em meio a tanta confusão, imagine se todos olharmos para mesma direção? Veremos o mundo de paz, felicidade, solidariedade, fartura, maravilhas naturais, justiças sociais e com uma belíssima nação, que poderemos construir.
Vamos juntos, com um pequeno gesto, a cada dia, um singelo sorriso… o coração repleto de perdão e gentileza, respirar fundo e dar nosso primeiro passo, para que tudo seja curado.
Que venha 2021 com as vacinas, com as curas, com as conquistas, realizações, paz e prosperidade que todos nós merecemos!