Você sabe como abrir uma empresa? Será que é mesmo necessário registrar a marca ao abrir uma empresa? Quais os perigos de não registrar a marca logo no início?
Inicialmente, observe as duas situações que ocorreram em empresas diferentes.
- Uma empresa descobriu que o concorrente usava a mesma marca que a sua quando um erro grave aconteceu. O concorrente se envolveu em atos ilícitos sendo exposto nos noticiários.
Devido ao escândalo, muitos clientes cancelaram pedidos e o faturamento da empresa caiu drasticamente.
Dessa forma, uma empresa honesta sofreu as consequências por ter a mesma marca de uma empresa envolvida em atividades ilícitas.
- Uma empresa estava indo muito bem, prestava os melhores serviços, investiu em marketing e canal de distribuição. Após muito esforço, conseguiu ser reconhecida no mercado.
A empresa concorrente adotou o mesmo nome e, não demorou muito, o faturamento dobrou. Obviamente estava pegando carona no sucesso da outra empresa.
Como essas empresas poderiam se proteger de incidentes como esses?
Esses relatos mostram como é importante registrar a marca. Preparamos esse artigo para esclarecer suas dúvidas sobre como abrir uma empresa e a importância de proteger a sua marca logo no início.
Como abrir uma empresa?
Abrir uma empresa é o sonho de muitos, mas como abrir uma empresa? Além de um bom produto para oferecer ao mercado é necessário também muita atenção nas questões burocráticas.
Infelizmente, acontece que alguns ficam tão empolgados com o negócio e acaba não dando a atenção a todos os processos envolvidos por desconhecer como abrir uma empresa.
O Brasil é um país extremamente burocrático e não tem como fugir disso. Para ter uma empresa de sucesso, o empreendedor precisa aprender a lidar com isso.
Precisa conhecer os tributos a serem pagos, alvarás, certidões necessárias, etc. Um contador irá ajudar nesse processo.
No entanto, vamos apontar aqui os passos de como abrir uma empresa.
1. Modelo de negócio
Inicialmente, deve-se definir o modelo de negócio para que os próximos passos se encaixem no plano de negócio.
As opções são:
- franquia;
- marketplace;
- assinatura;
- entre outros.
2. Plano de negócios
O próximo passo é elaborar um plano de negócios, ou seja, um documento que descreve como a empresa irá atuar e as metas que deve alcançar.
O plano de negócios demonstra a viabilidade da empresa ao definir os detalhes mercadológico, estratégico, operacional e financeiro.
Deve ser baseado em dados reais, elaborados a partir de análises e pesquisas de mercado.
3. Definir o porte da empresa
Essa etapa é muito importante: ela implica se a empresa pagará impostos mais elevados ou mais baixos.
Os portes mais comuns são:
- microempreendedor individual (MEI);
- microempresa (ME);
- empresa de pequeno porte (EPP).
A escolha deve ser assertiva, e se adequar às especificações da empresa para evitar problemas com o fisco.
4. Especifique a natureza jurídica e regime tributário
A natureza jurídica define como ela é tratada juridicamente, podendo ser:
- empresário individual (EI);
- empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI);
- sociedade limitada (LTDA);
- sociedade simples.
O regime tributário determina como os impostos serão calculados e cobrados, são eles:
- Simples Nacional;
- Lucro Real;
- Lucro Presumido.
O contador poderá orientar o que melhor se enquadra ao seu negócio.
5. Escolher o CNAE da empresa
A escolha correta do CNAE garante que a empresa execute todos os serviços que planejou e melhor tributação para operação.
Deve-se descrever em detalhes todos os seus planos e atividades, de modo a enquadrar corretamente conforme os Códigos de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
Pode ter mais de um CNAE por CNPJ, contudo, um deles deverá ser o principal, considerando o que representa maior faturamento. A lista completa de CNAEs está no site do IBGE.
6. Elabore o contrato social
O contrato social é o documento que possui todas as informações sobre o negócio e aponta sua existência jurídica. Esse contrato é elaborado pelo contador.
7. Registre sua empresa na junta comercial
O contrato social deve ser registrado na junta comercial ou cartório da região correspondente.
Após registrar, deve-se solicitar o CNPJ à Receita Federal.
8. Fazer a inscrição estadual ou municipal
A inscrição estadual ou municipal deve ser feita conforme a atividade.
As empresas de comércio devem fazer a inscrição estadual, pois recolhem o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços).
No entanto, as empresas de serviços devem fazer inscrição municipal para recolher o ISS (Imposto Sobre Serviços).
9. Faça o licenciamento
Graças à Lei de Liberdade Econômica, as empresas com atividades de baixo risco não são mais obrigadas a requerer alvará de funcionamento.
Entretanto, algumas empresas ainda necessitam de alvará ou de licenças específicas em casos de riscos ambientais e trabalhistas ligados ao ramo de atividade.
10. Registre sua marca
Tão importante quanto todos os passos anteriores, quando pensar em como abrir uma empresa, deve-se pensar também em registrar a marca logo no início.
Lembre-se dos exemplos citados na introdução deste artigo, aquelas empresas sofreram danos por não terem protegido sua marca. Não deixe que algo semelhante aconteça com sua empresa.
Por que registrar a marca já ao abrir uma empresa?
Ao pesquisar como abrir uma empresa, preocupe-se também em como registrar sua marca.
Existe a crença que registrar a marca é o menos importante, que só precisa ser feito caso o negócio dê certo.
Mas é um mito que não se aplica à nossa realidade.
Antigamente, quando alguém queria abrir uma pequena empresa, não costumava fazer muitos investimentos em marketing e a empresa ia crescendo devagar, em um ritmo mais lento.
Hoje em dia, esse tipo de pensamento pode colocar a empresa em risco logo no início.
Ao se questionar em como abrir uma empresa e elaborar o plano de negócio, já deve estar definido os investimentos em marketing.
Imagine, criar toda a estrutura e canais de divulgação, investir em mídias, logo, redes sociais e marketing digital, e só depois descobrir que está usando o nome de outra empresa e deverá mudar sua marca.
Não seria sábio arriscar abrir uma empresa sem ter uma proteção.
Portanto, esteja consciente da importância de registrar o nome ao abrir uma empresa e não deixe de refletir nos perigos de não fazê-lo.
A P.A. tem mais de 30 anos de experiência na proteção de marcas. Conte com nossa equipe para receber uma orientação sobre como começar o processo de registro de marca.
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