Por que você deve registrar sua marca ao abrir uma empresa?

4 jul 2022

Você sabe como abrir uma empresa? Será que é mesmo necessário registrar a marca ao abrir uma empresa? Quais os perigos de não registrar a marca logo no início? 

Inicialmente, observe as duas situações que ocorreram em empresas diferentes.

  1. Uma empresa descobriu que o concorrente usava a mesma marca que a sua quando um erro grave aconteceu. O concorrente se envolveu em atos ilícitos sendo exposto nos noticiários.

Devido ao escândalo, muitos clientes cancelaram pedidos e o faturamento da empresa caiu drasticamente. 

Dessa forma, uma empresa honesta sofreu as consequências por ter a mesma marca de uma empresa envolvida em atividades ilícitas.

  1. Uma empresa estava indo muito bem, prestava os melhores serviços, investiu em marketing e canal de distribuição. Após muito esforço, conseguiu ser reconhecida no mercado.

A empresa concorrente adotou o mesmo nome e, não demorou muito, o faturamento dobrou. Obviamente estava pegando carona no sucesso da outra empresa.

Como essas empresas poderiam se proteger de incidentes como esses?

Esses relatos mostram como é importante registrar a marca. Preparamos esse artigo para esclarecer suas dúvidas sobre como abrir uma empresa e a importância de proteger a sua marca logo no início.

Como abrir uma empresa?

Abrir uma empresa é o sonho de muitos, mas como abrir uma empresa? Além de um bom produto para oferecer ao mercado é necessário também muita atenção nas questões burocráticas.

Infelizmente, acontece que alguns ficam tão empolgados com o negócio e acaba não dando a atenção a todos os processos envolvidos por desconhecer como abrir uma empresa.

O Brasil é um país extremamente burocrático e não tem como fugir disso. Para ter uma empresa de sucesso, o empreendedor precisa aprender a lidar com isso. 

Precisa conhecer os tributos a serem pagos, alvarás, certidões necessárias, etc. Um contador irá ajudar nesse processo.

No entanto, vamos apontar aqui os passos de como abrir uma empresa.

1. Modelo de negócio

Inicialmente, deve-se definir o modelo de negócio para que os próximos passos se encaixem no plano de negócio. 

As opções são:

  • franquia;
  • marketplace; 
  • assinatura; 
  • entre outros.

2. Plano de negócios

O próximo passo é elaborar um plano de negócios, ou seja, um documento que descreve como a empresa irá atuar e as metas que deve alcançar.

O plano de negócios demonstra a viabilidade da empresa ao definir os detalhes mercadológico, estratégico, operacional e financeiro. 

Deve ser baseado em dados reais, elaborados a partir de análises e pesquisas de mercado.

3. Definir o porte da empresa

Essa etapa é muito importante: ela implica se a empresa pagará impostos mais elevados ou mais baixos.

Os portes mais comuns são: 

  • microempreendedor individual (MEI); 
  • microempresa (ME); 
  • empresa de pequeno porte  (EPP). 

A escolha deve ser assertiva, e se adequar às especificações da empresa para evitar problemas com o fisco.

4. Especifique a natureza jurídica e regime tributário

A natureza jurídica define como ela é tratada juridicamente, podendo ser:

  • empresário individual (EI); 
  • empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI); 
  • sociedade limitada (LTDA);
  • sociedade simples.

O regime tributário determina como os impostos serão calculados e cobrados, são eles:

  • Simples Nacional; 
  • Lucro Real; 
  • Lucro Presumido.

O contador poderá orientar o que melhor se enquadra ao seu negócio.

5. Escolher o CNAE da empresa

A escolha correta do CNAE garante que a empresa execute todos os serviços que planejou e melhor tributação para operação.

Deve-se descrever em detalhes todos os seus planos e atividades, de modo a enquadrar corretamente conforme os Códigos de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Pode ter mais de um CNAE por CNPJ, contudo, um deles deverá ser o principal, considerando o que representa maior faturamento. A lista completa de CNAEs está no site do IBGE.

6. Elabore o contrato social

O contrato social é o documento que possui todas as informações sobre o negócio e aponta sua existência jurídica. Esse contrato é elaborado pelo contador.

7. Registre sua empresa na junta comercial

O contrato social deve ser registrado na junta comercial ou cartório da região correspondente.

Após registrar, deve-se solicitar o CNPJ à Receita Federal.

8. Fazer a inscrição estadual ou municipal

A inscrição estadual ou municipal deve ser feita conforme a atividade.

As empresas de comércio devem fazer a inscrição estadual, pois recolhem o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços). 

No entanto, as empresas de serviços devem fazer inscrição municipal para recolher o ISS (Imposto Sobre Serviços).

9. Faça o licenciamento

Graças à Lei de Liberdade Econômica, as empresas com atividades de baixo risco não são mais obrigadas a requerer alvará de funcionamento.

Entretanto, algumas empresas ainda necessitam de alvará ou de licenças específicas em casos de riscos ambientais e trabalhistas ligados ao ramo de atividade.

10. Registre sua marca

Tão importante quanto todos os passos anteriores, quando pensar em como abrir uma empresa, deve-se pensar também em registrar a marca logo no início. 

Lembre-se dos exemplos citados na introdução deste artigo, aquelas empresas sofreram danos por não terem protegido sua marca. Não deixe que algo semelhante aconteça com sua empresa.

Por que registrar a marca já ao abrir uma empresa?

Ao pesquisar como abrir uma empresa, preocupe-se também em como registrar sua marca.

Existe a crença que registrar a marca é o menos importante, que só precisa ser feito caso o negócio dê certo. 

Mas é um mito que não se aplica à nossa realidade. 

Antigamente, quando alguém queria abrir uma pequena empresa, não costumava fazer muitos investimentos em marketing e a empresa ia crescendo devagar, em um ritmo mais lento.

Hoje em dia, esse tipo de pensamento pode colocar a empresa em risco logo no início. 

Ao se questionar em como abrir uma empresa e elaborar o plano de negócio,  já deve estar definido os investimentos em marketing.

Imagine, criar toda a estrutura e canais de divulgação, investir em mídias, logo, redes sociais e marketing digital, e só depois descobrir que está usando o nome de outra empresa e deverá mudar sua marca.

Não seria sábio arriscar abrir uma empresa sem ter uma proteção.

Portanto, esteja consciente da importância de registrar o nome ao abrir uma empresa e não deixe de refletir nos perigos de não fazê-lo.

A P.A. tem mais de 30 anos de experiência na proteção de marcas. Conte com nossa equipe para receber uma orientação sobre como começar o processo de registro de marca.

Entre em contato com nossa equipe para mais informações e descubra como podemos ajudá-lo enquanto ainda pesquisa sobre como abrir uma empresa.