Registro Internacional

Nos últimos anos, o Brasil vem experimentando um período de crescimento econômico significativo.

 Isto levou a um aumento das exportações do país, bem como à expansão das empresas brasileiras para novos mercados.

Hoje, os produtos brasileiros são muito procurados pelos consumidores de todo o mundo, e empresas de todos os tamanhos começam a se estabelecer internacionalmente. Esta tendência deve continuar nos próximos anos, já que o Brasil continua a crescer e desenvolver sua economia.

Como resultado, as médias e pequenas empresas terão cada vez mais oportunidades de expandir suas operações além das fronteiras do Brasil.

O que é um registro internacional de marca?

Qualquer empresário que esteja pensando em expandir seus negócios para novos mercados precisa pensar cuidadosamente na proteção de marcas. A falta de registro de marca em mercados-chave pode deixar uma marca aberta à violação, o que pode rapidamente minar todo o trabalho árduo que foi feito para construir o negócio.

Em muitos casos, isso pode até mesmo levar a marca a ser forçada a sair do mercado por completo. É por isso que é tão importante consultar um especialista de marcas logo no início do processo de expansão, para garantir que sua marca seja protegida em todos os territórios em que você pretende operar.

Para isso é importante que você empresário faça o registro internacional de marca.

O registro de marca internacional é o processo que assegura o direito de propriedade em outros países, permitindo que as empresas realizem a expansão da proteção de seus negócios, de forma segura.

Ao adotar esta abordagem proativa, você pode ajudar a garantir que seus planos de expansão não sejam descarrilados por questões de outras marcas registradas mais adiante.

Para que serve um registro internacional de marca?

O objetivo de um registro internacional de marca é dar a uma empresa, direitos exclusivos para usar sua marca nos países onde ela está registrada.

Isto significa que nenhuma outra empresa pode usar a mesma marca ou marca semelhante nesses países.

Ter um registro internacional de marca também facilita a aplicação desses direitos se alguém tentar usar a marca sem permissão.

Como funciona um registro internacional da marca?

As empresas podem fazer o registro internacional de marca através de vários tratados, incluindo o Protocolo de Madri, o qual é um tratado internacional que permite o registro de marcas em mais de 120 países. 

Para apresentar um pedido de marca internacional sob o Protocolo de Madri, as empresas devem primeiro escolher um país de base onde já tenham um registro de marca nacional. Em seguida, elas precisarão apresentar um pedido internacional junto ao escritório de propriedade intelectual do país de base escolhido e junto à OMPI.

O registro de marca em determinado país poderá ser estendido aos países exteriores, a critério de seu titular. Existem alguns tratados e convenções que regulam a matéria e que devem ser levados em conta no momento de sua execução. Nosso departamento internacional poderá auxiliar nisso.  

Qual a importância de fazer um registro internacional da marca?

Ao produzir seu registro internacional de marca, você pode proteger sua marca em vários países e facilitar a aplicação de seus direitos se alguém tentar usar sua marca sem permissão.

O registro internacional de sua marca também pode ajudá-lo a impedir que outras pessoas usem sua marca em outros países antes que você se expanda para lá.

Venha fazer o seu registro internacional com um perito no assunto

O registro internacional de marca pode ser feito pelo próprio empresário, entretanto por tratar-se de um processo complexo nada melhor do que ter um profissional para te orientar se você quiser proteger sua identidade de marca em vários países.

Somos peritos em implementar o registro internacional de marca e podemos ajudá-lo ao longo do processo para que você possa se concentrar na gestão de seu negócio. Entre em contato hoje mesmo para começar!