“A Terra tem um prazo”. Contagem regressiva para colapso climático

22 dez 2020

O relógio digital do Metronome, uma das instalações artísticas mais famosas de Nova York, deixou de informar as horas, como faz há mais de 20 anos, para exibir um importante alerta para a humanidade. Desde setembro, iniciou a contagem regressiva para um colapso climático que a Terra pode sofrer, em decorrência do aquecimento global.

Com a frase “A Terra tem um prazo”, o projeto artístico começou a contagem do tempo restante para que atitudes sejam tomadas antes de os efeitos das mudanças climáticas se tornarem irreversíveis.

De acordo com os artistas Gan Golan e Andrew Boyd, responsáveis pelo “Relógio do Clima”, como o projeto foi denominado, o tempo que resta até o colapso climático foi calculado com base em dados do Instituto de Pesquisa Mercator Global Commons e Mudança Climática em Berlim, na Alemanha.

O relógio do clima, que já teve versões lançadas em Berlim (Alemanha) e em Paris (França), foi inspirado no Relógio do Juízo Final (Doomsday Clock), mantido pelo Bulletin of the Atomic Scientists da Universidade de Chicago. O dispositivo simbólico, lançado em 1947, marca o tempo restante para a destruição do mundo por uma guerra nuclear.

O relógio ficou em exibição até o dia 27 de setembro, mas os artistas estão tentando encontrar um outro local para a sua instalação permanente. A contagem também pode ser acompanhada pelo site do relógio do clima.

(Do tecmundo.com.br)