Trilha na Reserva Florestal do Morro Grande conta parte da história de Cotia

11 mar 2020

Prefeitura de Cotia abre inscrição para Jornada do Patrimônio Cultural de Cotia com passeio no dia Mundial da Água. Corre que as vagas são limitadas

A Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer de Cotia, em parceria com a Sabesp, realiza a 1ª edição da Jornada do Patrimônio Cultural do Município com uma ‘Visita Espontânea Monitorada à Barragem da Graça|Reserva Florestal do Morro Grande/Estação de Tratamento de Água (ETA) do Morro Grande’. 

A visita com trilha está programada para o dia 21 de março – havendo número mínimo de 20 inscritos, serão abertas duas turmas (manhã e tarde). A programação marcará a celebração do Dia Mundial da Água [22 de março]. 

Todo o passeio será acompanhado por monitora e terá duração entre duas e três horas.

Durante o passeio, os participantes farão uma trilha de 800 metros em plena reserva de Mata Atlântica, percorrerão o trajeto da ETA até a Barragem da Graça. Durante a caminhada, a monitora contará sobre história dos índios Carijós, rios do sistema, fauna, flora e captação de água. Na volta, a trilha será de 1.600 metros pelo entorno da Reserva Florestal.

Para participar é preciso se inscrever presencialmente na Biblioteca Batista Cepelos e apresentar documento original, oficial, com foto. O passeio é liberado para crianças a partir de cinco anos de idade, não há limite máximo de idade, mas o percurso não é indicado para quem tem dificuldade de locomoção.

 “Este é um sonho antigo que agora, em parceria com a Sabesp, conseguiremos realizar. Vamos dar a oportunidade para o morador de Cotia e da região de conhecer essa riqueza natural que temos em nossa cidade. A nossa riqueza de água e de mata é um patrimônio que precisa ser preservado, por isso a visita é monitorada”, disse Cabo Givaldo, Secretário de Esportes, Cultura e Lazer. 

 O Secretário adjunto e Gestor de Cultura, Gilmar de Almeida, lembrou que esta é a primeira vez que a Prefeitura faz parceria com a Sabesp para viabilizar visitas espontâneas nestes mais de 100 anos de ETA. “Esperamos que com esta iniciativa a gente inspire e multiplique nas pessoas a sensação de pertencimento, de cuidado e de carinho com a riqueza natural que temos. É a primeira, em mais de 100 anos de ETA, que temos esta abertura para visitação, antes eram só grupos dirigidos e teremos novas turmas para o mês de abril”, afirmou.

“A Reserva do Morro Grande é uma das últimas áreas nativas da Grande São Paulo e guarda as represas do Alto Cotia, o mais antigo sistema de produção de água em operação na região. Sua preservação é muito importante para toda a população e é motivo de grande orgulho para a Sabesp”, diz Paulo Massato, diretor da Região Metropolitana da Sabesp.

O passeio será acompanhado pela monitora Luzia Helena Almeida, jornalista/turismóloga, analista de comunicação e educação ambiental da Sabesp.

 

Sobre a ETA e a Reserva Florestal do Morro Grande

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Grande tem 103 anos, é responsável pelo tratamento de 900 a 1.200 litros de água por segundo (l/s) e abastece 420 mil pessoas, aproximadamente, nas cidades de Embu/Itapecerica da Serra e Cotia.

A Reserva Florestal do Morro Grande é um Patrimônio da Humanidade, faz parte do cinturão verde da reserva da biosfera da cidade de São Paulo. É um lugar importante para Cotia, para o estado de São Paulo, para o Brasil e para o planeta.

 

 Serviço

1ª Jornada do Patrimônio Cultural de Cotia

‘Visita Espontânea Monitorada à Barragem da Graça|Reserva Florestal do Morro Grande/Estação de Tratamento de Água (ETA) do Morro Grande’

Dia 21 de março (10h e 14h)*

Inscrição presencial na Biblioteca Batista Cepelos (Av. Prof. Manoel José Pedroso, 1.147, Parque Bahia)

Apresentar documento original oficial com foto

Indicação: A partir de 5 anos de idade, acompanhado de responsável

No dia do passeio: levar lanche, água, usar roupa confortável, tênis, repelente e protetor solar

Estacionamento no local

Ponto de encontro: ETA Morro Grande (Estrada do Morro Grande, km 42,5, próximo da Escola Estadual José Barreto)

Novas visitas estão programadas para os dias 2 e 25 de abril.

*Limite mínimo de 20 e máximo de 80 pessoas. Serão abertas duas turmas (manhã e tarde) caso haja o mínimo de inscritos para cada período.