Inovação nas empresas: por que inovar?

8 ago 2022

Há tempos atrás falar de inovação nas empresas era encher as mesas de computadores de última geração. Criações tecnológicas modernas fazem parte deste conceito, mas também envolve muito mais. 

Inovação nas empresas é um conceito bem abrangente, engloba várias áreas na empresa com objetivo de quebrar paradigmas.

Observe um exemplo de inovação nas empresas: uma rede varejista fundada em 1957 conhecida como Magazine Luiza. A rede varejista conseguiu se reinventar e se tornar referência de inovação nas empresas. 

No ano 2000, ela passou a vender online. Em 2011 criou um laboratório de inovação, um departamento de pesquisa e desenvolvimento interno para estimular a troca de ideias e criatividade entre os funcionários.

Outra mudança significativa foi diminuir as filas nas lojas físicas para efetuar as compras em qualquer local da loja através do smartphone do vendedor. Além disso, investiu em entregas mais rápidas aos clientes e na possibilidade de comprar online para retirar nas lojas.

Como é possível perceber, a inovação nas empresas pode vir de vários setores, com ideias criativas para otimizar os serviços com qualidade e menor custo.

Agora que já entendemos o conceito, surge a pergunta: quais os tipos de inovação que é possível implementar nas empresas? Como inovar? Vamos considerar essas perguntas neste conteúdo. 

O que é inovação nas empresas?

Quando falamos em inovação é comum as pessoas pensarem em tecnologia. Obviamente, desenvolver novas tecnologias também é inovação

Entretanto, a inovação mais impactante é quando o empreendedor busca novas formas de aprimorar o seu negócio para torná-lo mais competitivo no mercado.

No processo de inovação nas empresas o empreendedor costuma elencar três perguntas, veja-as abaixo:

  • O que posso fazer para aprimorar o processo?
  • Quais são os gargalos no meu negócio?
  • O que eu ainda não fiz para conquistar melhores resultados?

Essas questões direcionam, ajudam a identificar onde inovar. 

Sendo assim, o conceito de inovação nas empresas refere-se a desenvolver algo novo, fazer melhorias. Por exemplo, resolver um problema que antes não possuía solução. Desenvolver novas ideias para economizar e gerar mais lucro.

Portanto, inovação das empresas é um processo que abrange diversas áreas da empresa visando superar desafios.

Qual a importância de inovar? 

Estamos em um período bem competitivo e dinâmico, as empresas precisam se modernizar. O diferencial das empresas está em ferramentas e processos inovadores para atrair mais clientes.

Não inovar pode significar tornar-se obsoleto. A inovação nas empresas busca soluções criativas e elimina situações que dificultam o desempenho. 

Há muitos riscos em não inovar, dentre eles podemos citar:

  • estagnação – seu público-alvo poderá vê-la como uma empresa parada no tempo, estagnada;
  • redução de clientes – clientes gostam de inovações e vão buscar os produtos dos concorrentes inovadores;
  • menor qualidade dos processos – ferramentas tecnológicas aceleram a produção, melhoram os processos e aumenta a qualidade dos produtos. Isso afeta a percepção do público e influência nas suas escolhas. Portanto, não inovar tornará o produto inferior em relação ao mercado. 

O mundo está respirando inovação, ficar parado agora pode gerar sérios prejuízos no futuro. Aqueles que forem mais rápidos em inovação nas empresas terão destaque em relação aos concorrentes.

Quais os benefícios da inovação nas empresas? 

Há muitos benefícios em investir em inovação nas empresas, abaixo citaremos alguns.

1. Vantagem competitiva: investir em inovação gera vantagens competitivas em relação aos concorrentes, possibilitando assim, sua sustentabilidade no mercado em que atua.

2. Crescimento da empresa:  a inovação o coloca à frente dos concorrentes, aumenta o faturamento da empresa e o crescimento dos negócios.

3. Otimização de processos: a inovação avalia os métodos e processos, isso diminui perdas financeiras e aumenta a produtividade.

4. Incentivo aos colaboradores: inovação cria políticas de premiação aos funcionários que apresentam ideias e soluções criativas. Dessa forma, colaboradores motivados trabalham melhor e são mais capacitados, gerando mais retorno à empresa.

5. Geração de emprego: o crescimento da empresa gera mais empregos e renda,  consequentemente contribui para a economia do país. 

6. Agrega valor ao produto e a imagem da marca: produtos inovadores tem mais valor agregado. Investir em inovação melhora a imagem da marca e a reputação no mercado, tornando-se, até mesmo, referência no setor. 

Quais os tipos de inovação nas empresas? 

Conforme falamos, é possível inovar de diversas maneiras em diversos setores da empresa. Veja alguns tipos de inovação nas empresas que pode ser implementados.

1. Inovação de processos

Modernizar a cadeia produtiva da empresa gerando economia de recursos,  aumentando a eficiência e melhorando os lucros.

Um exemplo de inovação de processos seria implementar software de gestão de documentos da empresa, substituindo documentos físicos por digitais.

2. Inovação de produtos e serviços

Inovar o design de um produto adaptando-o ao mercado, às preferências do cliente e aos avanços tecnológicos. 

3. Inovação organizacional

Desenvolver novos métodos para aumentar a competitividade do negócio. Isso inclui implantar métodos de recrutamento inovadores e desenvolvimento de profissionais.  

Além disso, aprimorar a gestão de estratégia e qualidade de comunicação interna.

4. Inovação em marketing

Abrange novas estratégias e técnicas para captação de novos clientes

Por exemplo,  o marketing de conteúdo tem o objetivo de atrair clientes através de vídeos, textos e outros materiais que possam interessar o público-alvo.

5. Inovação disruptiva

É um processo onde um serviço, produto ou tecnologia são substituídos por inovação, tornando-o mais interessante, acessível e simplificado. 

Essa inovação consegue mudar o comportamento dos consumidores e tornar os métodos anteriores obsoletos. Exemplo: a Netflix substituiu as locadoras de filmes e séries. 

Como inovar? 

A inovação nas empresas vai além de seguir as tendências tecnológicas. É importante adotar uma gestão de inovação. 

Veja algumas dicas importantes: 

  • desenvolver a cultura organizacional do negócio, priorizando encontrar novas  soluções;
  • formar uma equipe de gestão da inovação com incentivo aos colaboradores que apresentarem novas soluções;
  • analise os pontos de melhoria dos problemas apontadas pela equipe de inovação;
  • investigue as causas, o time de inovação identifica as causas do problema apresentado;
  • buscar soluções criativas para solucionar os problemas encontrados;
  • implemente a solução e mensure, é importante medir os resultados e confirmar a melhoria do processo; 
  • avalie os resultados obtidos, após um período deve ser feito uma análise completa dos resultados alcançados;
  • aprenda com os erros e aprimore a solução.

Por que sua marca deve ser inovadora?

Entre todas as inovações nas empresas, temos que destacar a mais importante: sua marca. Uma marca inovadora precisa estar registrada. 

Antes de iniciar todo o processo de inovação nas empresas, é essencial proteger seu investimento com o registro. 

Afinal, todo esforço em inovar será em vão se outra empresa usar a sua marca. Dessa forma, a sua marca deve ser protegida do uso indevido

Já pensou se, depois de investir em inovação, você perdesse sua marca por não ter registro? Você precisaria trocar o nome da sua empresa, domínio, website, logotipo, embalagens, redes sociais, entre outras coisas. 

Seria imprudente arriscar seu investimento desta forma, então procure ajuda profissional e solicite o registro.

A P.A.Marcas e Patentes tem mais de 30 anos de experiência na proteção de marcas. Apesar de tanto tempo no mercado, a P.A. nunca parou de inovar. 

Afinal, só uma empresa de mentalidade inovadora conseguiria acompanhar todas as tendências digitais e os desafios que ela trouxe à propriedade intelectual.

Conte com a P.A. para ajudar na proteção da marca da sua empresa. Entre em contato com nossa equipe para mais informações.