Como construir uma marca forte trabalhando a imagem empresarial

4 jan 2022

 

O valor de uma imagem vai muito além do que está ao alcance dos nossos olhos. Uma imagem empresarial não se trata apenas de marca ou logotipo. Envolve saber que tipo de impressão as pessoas estão tendo sobre sua empresa.

 

Como sabemos, a primeira impressão é a que fica. E essa verdade também se aplica às marcas. 

 

Com tanta concorrência no mercado, é fundamental criar e estabelecer uma boa imagem empresarial para que o público-alvo se sinta confiante e desenvolva um elo duradouro com a empresa. 

 

A imagem pode ser um “empurrãozinho” para convencer seu cliente a optar por seu produto ou serviço.

 

Pensando em como é importante esse processo, dedicamos um tempo para te mostrar tudo que está por trás de uma marca com valor. 

 

A imagem empresarial é um dos primeiros passos para que sua marca seja reconhecida. Fique conosco e em alguns minutos de leitura entenda como isso é possível.

 

O que é imagem empresarial?

 

De que forma uma empresa gostaria de ser conhecida? Acredita que a maneira como ela se posiciona no mercado é realmente importante? Com certeza! São esses os fundamentos da imagem empresarial.

 

Uma empresa pode chamar a atenção do público de várias maneiras, mas depois que as pessoas notarem seu negócio, elas vão formar uma opinião sobre sua imagem. 

 

Entretanto, para que o público não veja uma marca de forma negativa, é essencial que a empresa invista em uma imagem que passe credibilidade para seus potenciais consumidores e dessa forma possa se destacar no mercado.

 

Essa boa gestão de marcas pode garantir que as pessoas continuem consumindo o que você oferece, sem ser necessário um grande esforço de vendas.

 

Esse conceito de imagem não é exatamente algo que vemos de forma física. Não é apenas questão de nome, mas sobre os principais objetivos que movimentam uma marca.

 

Para ganhar visibilidade, é muito importante se comunicar com seu público-alvo a ponto de fazer sua marca se tornar inesquecível e um objeto de desejo. 

 

E claro, quanto mais credibilidade, mais chances você terá de ganhar novos adeptos. 

 

Quando falamos sobre imagem empresarial, estamos nos referindo a tudo que os consumidores conseguem ver em uma empresa. É a maneira como as pessoas lembram, comentam, descrevem e se relacionam com a companhia.

 

Apesar de toda essa percepção ser um fator externo, uma imagem que passa confiança é resultado de um árduo trabalho interno. 

   

O que está envolvido na imagem empresarial

 

É necessário entender que imagem empresarial não deve ser confundida com marca, isso porque ela vai muito além da identidade visual de uma empresa.

 

Vamos separar estes conceitos, entendendo primeiro o que é marca. 

 

Ela é a representação de uma entidade. Essa representação engloba a autenticidade do nome da empresa, bem como de sua representação visual.

 

Já a imagem empresarial engloba mais do que apenas o nome e a identidade visual. 

 

Também envolve como uma marca se comunica com o consumidor e como ela é vista no mercado.

 

Ter uma boa reputação exige ação e posicionamento. Podemos citar o posicionamento político, social e como ela se relaciona com todos os stakeholders.

 

Vamos citar um exemplo recente. 

 

Durante a pandemia, algumas empresas se posicionaram a favor das medidas de prevenção, outras se mantiveram neutras e outras se posicionaram contra, mantendo o funcionamento presencial ou promovendo aglomerações. 

 

Este posicionamento foi percebido pelo público e eles certamente formaram uma opinião sobre a marca neste sentido.

 

Há ainda empresas que “dividem” sua imagem com outras personalidades ao apoiar e patrocinar determinados políticos, artistas e atletas.

 

Esses posicionamentos precisam ser estudados minuciosamente para que a imagem empresarial não seja afetada pela visão que o público terá com estas parcerias.

 

A maneira como a empresa se relaciona com os stakeholders também é um fator importante. Por quê? 

 

O termo stakeholders é uma palavra da língua inglesa para identificar pessoas afetadas pelas ações de uma empresa. 

 

Sendo: clientes, fornecedores, comunidade, colaboradores e investidores. 

 

Essas partes estão interessadas na empresa e são impactadas de alguma forma por ela quando há alterações na imagem empresarial.

 

Por exemplo, uma empresa de transporte público, tem como parte importante seus colaboradores e as pessoas que o utilizam diariamente. Mas, tanto o governo quanto os fornecedores de produtos e serviços também fazem parte dessa cadeia.

 

Além disso, a qualidade dos produtos, serviços, responsabilidade sócio ambiental, interação comunicativa, entre outros, são fatores que influenciam a imagem da marca. 

 

Por isso é bom se colocar no lugar deles e entender a melhor forma de interação para o bem de todos.

 

Como melhorar o reconhecimento da sua marca

 

Há muito o que você pode fazer para melhorar sua imagem empresarial. 

 

 Mas já imaginou se após tanto trabalho, você perdesse o nome ligado a essa imagem? Esse é um perigo real e vamos falar sobre isso um pouco mais adiante. 

 

Agora veremos que ações você pode tomar para construir uma marca forte trabalhando sua imagem empresarial.

 

Planejamento

 

O primeiro passo para construir ou até mesmo melhorar a imagem da empresa é  planejamento. 

 

Cabe ao gestor verificar no plano de negócios qual a melhor forma de comunicação para conquistar seu público alvo e como expressar seus posicionamentos.

 

Qualidade 

 

A comunicação precisa expressar a qualidade que a empresa entrega. 

 

Uma comunicação ruim vai levar o consumidor à ideia de que seu produto ou serviço também é ruim. 

 

Para criar e manter uma boa imagem é preciso provar que vale a pena adquirir aquele produto ou serviço, mesmo que seja necessário pagar um valor mais alto por ele. 

 

Neste caso, apresente um diferencial para chamar atenção e você terá sucesso.

 

Cuidado com os colaboradores

 

Uma equipe bem preparada e satisfeita com o ambiente e condições de trabalho, terá ainda mais prazer em levar um atendimento mais eficaz para seus clientes. 

 

Lembre-se que eles são a linha de frente da imagem da companhia.

 

Ouça seus clientes

 

Ouvir o seu público e saber o que ele pensa sobre a empresa e os serviços dela é a melhor maneira de cuidar de sua imagem. 

 

Saber quais são suas necessidades e estar disposto a atendê-las, na medida do possível, vai agregar mais valor à sua reputação e deixá-la mais forte.

 

Faça pesquisas de imagem 

 

Esse ponto é importante para você entender como sua empresa é vista no momento e que esforços são necessários para chegar à imagem que deseja que as pessoas tenham do seu negócio.

 

Garanta a memória da sua marca

 

Se você chegou até aqui, ficou pensando no tamanho do investimento de tempo e dinheiro para construir uma marca sólida no mercado. Realmente isso exige muito trabalho.

 

Já pensou se após anos investindo na sua imagem você perdesse sua marca repentinamente? Isso seria um desastre para tudo que você já construiu, certo?

 

É por isso que sua empresa precisa estar protegida com um registro de marcas para garantir a segurança de sua imagem. 

 

Esse registro garante que ninguém utilize um nome parecido com o seu, se aproveitando da sua imagem para oferecer produtos ou serviços ruins. 

 

Pela lei, a pessoa que registra o nome no INPI é a detentora da marca. Agora imagine se alguém já registrou o nome antes de você, e exigir que você pare de usar sua marca?  

 

A imagem da sua empresa poderia ser seriamente abalada por uma mudança repentina, sem que sua audiência seja trabalhada com um planejamento de marketing. 

 

A recuperação desta imagem empresarial poderia levar anos e você perderia muito dinheiro.

 

Temos um artigo bem completo em nosso blog abordando essa questão, convidamos você a ler: Quanto custa registrar uma marca?

 

Por isso, a proteção da marca através do registro é essencial para se ter uma imagem forte e que reflita seus valores.

 

Como você pode cuidar dessa proteção?

 

Peça ajuda para construir uma marca forte!

 

A melhor forma de se registrar uma marca é tendo ajuda profissional no assunto

 

Isso porque há certas nuances na lei que só a experiência de um agente da propriedade industrial poderá fazer seu processo corretamente e aumentar as chances de sucesso no seu registro de marcas. 

 

A P.A. Produtores Associados conta com uma experiência de 30 anos na área de registro de marcas. 

 

Podemos ajudar você a proteger seu patrimônio e assegurar que a imagem da sua empresa terá alicerces sólidos. Nossos profissionais são especializados para te oferecer todo suporte necessário.

 

Entre em contato e tire todas as suas dúvidas sobre o registro de marcas. Estamos sempre prontos para te atender!