7 dicas para atrair clientes para sua startup

22 ago 2022

Atrair clientes para algo totalmente novo não é um trabalho simples. 

A startup é uma empresa totalmente inovadora. Nestes casos não é incomum as pessoas não saberem que precisam daquela solução. 

Sobre isso, uma pesquisa publicada na Exame, informou que 74% das empresas têm dificuldade para conquistar clientes corporativos.

A crise gerada pela pandemia agravou a dificuldade de atrair clientes. Se está difícil para as grandes empresas, mais ainda para as startups, que estão começando a se estabelecer no mercado.

Contudo, o que pode ser feito para driblar a crise e conseguir atrair clientes para sua startup? Isso é o que vamos considerar neste artigo.

Desafios de quem está começando

Startups são modelos de negócios que têm como principal característica a inovação, visto que proporcionam soluções inteligentes e trabalham com metodologias modernas ao lidar com clientes e buscam lucratividade.

Contudo, os desafios para quem está começando são grandes, a maior dificuldade é captar clientes. 

Este é um problema importante, considerando que pode comprometer os negócios e até mesmo fechar as portas.

Todavia, as startups são vistas como uma evolução que promove facilidades, funcionalidades e bom preço para o seu público. Entretanto, deparam-se com o grande desafio de fazer sua ideia ser aceita no mercado.

Muitas startups não conhecem as melhores estratégias para conquistar o público e impulsionar o negócio.

Dessa forma, preparamos algumas dicas para ajudar a atrair clientes para sua startup. 

Dicas para atrair clientes

Para uma startup crescer é necessário ter metodologias para atrair clientes. 

Sendo assim, para melhorar os resultados e ter maior lucratividade é preciso desenvolver um bom planejamento estratégico para atrair clientes. 

Existem técnicas e estratégias criativas para despertar o interesse do cliente e fidelizar a sua marca. Veja algumas dicas importantes para atrair clientes.

1. Defina o público-alvo

Definir o perfil ideal dos clientes que desejam alcançar no mercado é uma etapa básica. 

Os gestores da startup devem definir características e necessidades dos clientes com interesse nos produtos e serviços da empresa.

A estratégia consiste em criar um perfil que represente seus clientes. Através deste perfil é possível direcionar as ações de abordagem com o intuito de atender as expectativas do cliente.

Essa técnica consiste em definir uma persona, ou seja, uma pessoa fictícia que representa o cliente ideal para sua marca. 

Dessa forma, é possível ter mais clareza sobre as ações que chamam mais a atenção do cliente ideal para sua startup. Essa é uma estratégia de marketing muito eficiente para o seu negócio.

2. Conheça o mercado

É necessário fazer uma pesquisa do mercado em que se pretende atuar. É necessário um levantamento dos concorrentes e dos riscos e ameaças ao seu negócio.

Assim, é possível conhecer bem o segmento que deseja atuar e definir estratégias mais eficientes, explorando os pontos positivos e se protegendo dos riscos.

Com base nessa pesquisa é possível identificar oportunidades para atrair clientes a startup, se tornar mais competitiva e obter melhores resultados.

3. Dedique-se às mídias sociais

As mídias sociais têm deixado de ser apenas uma forma de entretenimento e se tornando um canal eficiente de comunicação com os clientes. 

Portanto, é imprescindível a startup estar presente nas mídias sociais com conteúdos relevantes e bem direcionados. 

Para isso, deve-se aplicar as ferramentas de marketing digital para engajar o público-alvo.

4. Faça promoções

As promoções são técnicas antigas para atrair clientes que continuam dando certo. 

Oferecer melhores condições de compras chama a atenção dos consumidores. Por exemplo, é possível criar programas de fidelidades, descontos e premiações.

Realizar promoções, mesmo fora de períodos comemorativos, é importante para fidelizar clientes e melhorar o posicionamento da marca.

Entretanto, investir em promoções deve ser bem-planejado para evitar prejuízos. Em um mercado extremamente competitivo, as promoções devem ser bem estratégicas e dentro da realidade da empresa.

Com criatividade, inovação e planejamento é possível atrair clientes através de promoções.

5. Participe de eventos

Eventos e feiras geram boas oportunidades de networking, criando assim, chances de negociações e parcerias. 

Prepare-se para os eventos e feiras com materiais de divulgação, como cartão de visita, apresentações da empresa, etc. 

Também é uma ótima oportunidade para conhecer as novidades do mercado e aperfeiçoar seus serviços.

Aproveite os eventos e feiras para gerar conteúdo nas suas redes sociais e demonstrar que está atento às novidades. Isso ajuda a aumentar a visibilidade e atrair mais clientes para sua marca.

6. Procure parcerias 

Parcerias estratégicas são excelentes opções para atrair clientes. É possível oferecer produtos e serviços que se completam e proporcionar melhor experiência aos clientes. 

As parcerias podem gerar benefícios exclusivos, contudo, precisam ser bem-planejadas para corresponderem aos objetivos da empresa. Além disso, é importante analisar a relação do produto com a marca. 

7. Tenha uma boa comunicação

A boa comunicação é um dos pilares para atrair clientes. 

Uma comunicação de qualidade pode gerar satisfação aos clientes e indicação para amigos e familiares.

Uma comunicação cordial e agradável demonstra que a empresa não se preocupa apenas em lucrar, mas que deseja proporcionar soluções que atendam a expectativa e necessidade dos clientes. A boa comunicação pode ser o diferencial num mercado.

A importância da marca nesse contexto

Como vimos, atrair clientes em um mercado extremamente competitivo exige um bom planejamento. Através de ações bem planejadas é possível despertar o interesse dos clientes e gerar maior engajamento.

Quando tiverem contato com seus serviços, as pessoas vão associá-lo com sua marca. 

As startups podem ter boas ideias e serviços de qualidade, contudo, se não investirem em estratégias de posicionamento da marca, seus esforços serão em vão.

É por isso que grandes investidores não costumam liberar recursos para empresas que não tem proteção através do registro de marcas.

Imagine todo o esforço e investimento em marketing para fortalecer sua marca, para depois ser juridicamente acionado por outras empresas por uso indevido de marca. 

É isso que pode acontecer com empresas que não protegem a sua marca através do registro no INPI. Certamente, ninguém deseja que isso aconteça. 

Não registrar a marca pode trazer grandes prejuízos a uma startup que está tentando atrair clientes. 

Além dos problemas por uso indevido, perder uma marca significa que será necessário refazer todo o trabalho de website, redes sociais, divulgação física e principalmente, todo o posicionamento que você lutou tanto para conquistar.

A marca tem um papel importante não somente para atrair clientes, mas também na retenção deles, portanto, proteja a sua marca por registrá-la.

Proteger sua marca é muito fácil quando você tem ajuda profissional. A P.A. Produtores Associados está à disposição,  para orientar como fortalecer sua marca. Entre em contato com nossa equipe e peça uma orientação gratuita.