A importância do branding nas redes sociais para fortalecer sua marca

1 fev 2022

Estamos em um mundo onde a comunicação é cada vez mais rápida e eficiente. As redes sociais são uma grande ferramenta para a comunicação com os clientes e também para a promoção da sua marca. Por isso é muito importante um bom branding nas redes sociais.

Neste artigo, discutiremos o branding nas  redes sociais mais populares e como você pode usá-las para fortalecer sua marca.

Importância do branding nas redes sociais para as empresas

A utilização das redes sociais para divulgação de produtos e serviços é cada vez mais comum, pois elas possuem uma grande audiência e permite que a empresa tenha um alcance mais amplo e, consequentemente, mais lucrativo.

Uma estratégia adequada de branding nas redes sociais é uma excelente ferramenta de marketing, pois permite que você conheça melhor seus clientes e se relacione com eles. 

Com isso, você poderá entender e atender as necessidades e desejos dos clientes, então conseguirá oferecer os produtos e serviços que eles realmente querem.

Vamos conhecer as maiores redes sociais e como elas podem ajudar você no posicionamento da sua marca.

Facebook

O Facebook é um dos maiores sites de relacionamento do mundo e uma das maiores plataformas de compartilhamento de vídeos. Ele permite que os usuários criem perfis pessoais e grupos que podem ser acessados por outras pessoas.

Este é o principal site de relacionamento, o que faz que as marcas possam se relacionar com seus consumidores de maneira direta e eficaz. Ainda é possível criar um perfil da marca, com informações, produtos, serviços e utilizar os recursos de comunicação

Instagram

O Instagram é uma rede social com mais de 110 milhões de usuários ativos no Brasil. Ele permite o compartilhamento de fotos, vídeos e uma interação forte com o público. 

O Instagram é um dos serviços de mídia social mais populares do mundo, e ao contrário do que muitos pensam, não é apenas para quem gosta de postagens corriqueiras. Essa rede está se tornando cada vez mais um espaço para compras. 

Isso porque a rede social está criando ferramentas cada vez melhores de atingir as pessoas, criar lojas de produtos e anúncios personalizados para o público.

Youtube

O YouTube é o maior site de vídeos do mundo. Com uma interface atraente, simples e intuitiva, ele está se tornando uma das principais fontes de informações buscadas na internet.

A internet é um dos meios mais utilizados pela sociedade atual, as pessoas passam a maior parte do seu tempo online. É nesse ambiente que as marcas precisam estar presentes, através dos canais de conteúdo e divulgação. 

O YouTube é um dos mais importantes canais de comunicação visual, pois possui uma série de vídeos, de diferentes tipos, como tutoriais, aulas gratuitas, curta-metragens e propaganda.

LinkedIn

O LinkedIn é o maior site de networking profissional do mundo. 

Lá você consegue achar pessoas com perfis profissionais como os seus, além de acessar um grande banco de dados com informações. Você consegue conhecer profissionais e empresas que gostaria de ter conexão profissional. 

O LinkedIn é um site de relacionamentos também, assim como o Facebook. A diferença é que o público-alvo está voltado para profissionais e empresas, possui uma ferramenta de pesquisa ótima e permite a criação de grupos, o que facilita a troca de informações entre os diversos nichos de atuação.

Pinterest

O Pinterest é um site de compartilhamento de imagens e ideias, permitindo que as pessoas criem, compartilhem e encontrem novas ideias, inspirações e conteúdo. No Pinterest, você pode criar e partilhar suas próprias coleções, ou seguir coleções de outras marcas e pessoas.

Este é um dos sites mais importantes do mundo virtual, pois possibilita a divulgação de produtos e serviços de uma forma rápida, prática e eficaz. 

Especialmente para quem tem um negócio ou marca própria, o Pinterest é uma grande ferramenta, pois permite a criar uma identidade compartilhável para outras pessoas.

Tik Tok

O Tik Tok é um aplicativo de mensagens instantâneas e uma rede social que permite os usuários criarem vídeos curtos, que podem ser compartilhados em diversos canais.

Essa rede apresenta uma grande capacidade de viralizar o conteúdo e atingir mais pessoas. A cada dia esta rede está atingindo mais pessoas, incluindo pessoas mais velhas e mostrando que pode ser poderosa para marcas divulgarem seu trabalho.

Agora que você conheceu cada rede social e entendeu a importância dela para trabalhar sua marca, vamos aprender como trabalhar sua marca sem errar no posicionamento.

Como trabalhar sua marca sem errar no posicionamento

A comunicação visual é uma ferramenta muito importante para as empresas, pois ela consegue promover o reconhecimento, aumentar o valor da marca e ampliar o número de clientes.

Não esqueça que a sua marca é uma representação de sua empresa e por isso, você precisa saber como trabalhar o branding nas redes sociais sem erros de posicionamento. 

O posicionamento de sua marca é o conjunto de ações e de mensagens que você realiza para vender seus produtos e serviços. Tem a ver com a mensagem geral que você vai passar para seu público.

Você precisa saber o que você tem a oferecer e para quem. O que seu cliente quer saber? Sendo assim, você precisa saber o que você está oferecendo, quais são suas competências, suas qualidades e seus diferenciais.

O conteúdo da sua rede social deve ser coerente e interessante. Evite pontuação e linguagem inadequadas, para não criar uma imagem negativa.

Ao escolher uma rede social, é importante observar o seu perfil. 

O perfil de cada uma das redes é diferente e você deve escolher a que mais se adequa às suas necessidades. Cada uma delas valoriza diferentes aspectos, o que faz com que o seu posicionamento na rede seja diferente.

Por exemplo, o Pinterest é para ideias e trabalha bastante com conteúdo criativo e adulto. Já o Tik Tok tem um público jovem que prioriza entretenimento rápido. No caso do LinkedIn, o público procura postagens mais corporativas que ajudem no seu desenvolvimento profissional.

Percebe que a abordagem precisa ser diferente em cada rede?

Ao optar por uma rede social para sua empresa você deve pensar na estratégia de comunicação visual e no posicionamento que ela irá proporcionar. Todas as redes sociais possuem uma estratégia diferente e uma comunicação visual distinta.

Cuidado com sua marca antes de divulgar nas redes sociais

A importância de fazer corretamente o branding nas redes sociais é tanto, que é necessário atenção antes da divulgação.

A marca é o atributo de valor mais importante de uma empresa. É o nome que a empresa utiliza para se destacar das outras empresas do mercado. É o que faz a empresa ser reconhecida pelo consumidor.

Antes de divulgar nas redes, a empresa deve ter uma marca registrada para ser protegida pela lei, caso contrário, qualquer empresa poderá utilizar a mesma marca e causar prejuízos ao primeiro.

Se a marca não estiver registrada, ela corre o risco de ser copiada. Pior ainda seria se alguém que tem o registro acusasse sua empresa de plágio ou uso indevido. 

Além disso, se a marca não estiver registrada, o proprietário arrisca não conseguir o registro por não se enquadrar corretamente nos pré-requisitos do INPI para o registro.

A internet é um lugar com mais oportunidades, mas também de riscos, e as pessoas que não se preocupam com os riscos podem se arrepender amargamente.

Por isso, a primeira coisa que deve ser feita é realizar o registro de marcas no INPI.

Registre sua marca

Antes de divulgar sua marca nas redes sociais, é aconselhável fazer uma busca prévia para saber se já existem marcas registradas iguais ou similares a sua. 

Essa busca também pode esclarecer se há algo que possa servir de impedimento para sua empresa conseguir a concessão do registro. 

Esse passo é fundamental para você ter direitos sobre sua marca e evitar problemas posteriores.

Por isso, antes de divulgar sua marca nas redes sociais, é fundamental se preocupar com o registro, caso contrário, o uso indevido de sua marca poderá gerar uma ação judicial que resultará em danos materiais e morais.

Procure um profissional 

Você pode solicitar o registro no INPI se preferir, mas este processo é complexo e burocrático.

Um escritório de marcas e patentes pode orientar seu processo e aumentar bastante suas chances de sucesso.

Se o processo não for feito adequadamente, pode acabar ser  indeferida pelo INPI. Isso seria um enorme desperdício de tempo e recursos.

Por isso, não perca tempo se preocupando com burocracias, aproveite e entre em contato com a P.A. Produtores Associados e crie um planejamento para proteger sua marca. 

Fortalecer o branding nas redes sociais é de grande importância. Mas, para garantir a longevidade e o sucesso, é essencial contar com a P.A. Produtores Associados.