A importância de consultar registro de marcas

consultar registro de marca

Muitas pessoas não se dão conta, mas consultar registro de marcas deveria fazer parte das primeiras etapas do planejamento de um negócio.

Segundo o portal Uol, em 2020 foram criadas 3.359.750 empresas no Brasil, um recorde para o país, mesmo estando em um cenário de pandemia.

Seria difícil uma dessas milhares de empresas ter um nome similar ao seu? Certamente que não!

No entanto, são poucos os que se preocupam em consultar a viabilidade de registrar sua marca quando estão abrindo um negócio.

Geralmente, as pessoas só pensam nisso bem depois, às vezes, quando se deparam com problemas e prejuízos inesperados.

Mas o registro de marcas, deve ser uma preocupação antes mesmo da empresa ser constituída. Por quê?

 

Por que eu devo pensar em registrar minha marca?

Já falamos sobre isso outras vezes aqui em nosso blog, mas para quem está chegando agora, é sempre bom relembrar.

A marca é um patrimônio valioso da empresa. Proteger a marca é assegurar que você não vai perder todo o trabalho que já desenvolveu em cima dela.

Veja somente algumas vantagens de trabalhar com sua marca registrada:

  • Segurança contra eventuais processos;
  • Garantia de exclusividade contra cópias;
  • Valorização da marca;
  • Diferencial competitivo, já que sua marca fica ligada à qualidade do que você oferece.

Você poderá ler mais sobre as vantagens do registro de marcas no nosso artigo Marca, porque registrá-la?

Entretanto, tão relevante quanto registrar sua marca, é fazê-lo de forma correta. Por esse motivo, vamos falar um pouco mais sobre a importância de consultar o registro de marcas, antes de qualquer passo em seu negócio.

 

A importância de consultar o registro de marcas

Imagine só o trabalho que é desenvolver uma marca. Você provavelmente precisará criar logotipos, identidades visuais, websites, rótulos, sacolas, banners, etc. Gastará tempo e investimento para associar a qualidade à sua marca, então ela se tornará conhecida entre seus clientes.

Daí, na hora de proteger sua marca, você descobre que não conseguirá o registro porque outra empresa já o registrou. Pior ainda, corre o risco de ter de responder a um processo por estar usando indevidamente a marca de outra empresa.

Isso seria um desperdício de recursos e certamente poderia atrasar o desenvolvimento de sua empresa.

Não é incomum, as solicitações de registro serem negadas por “risco de confusão” com outras marcas já registradas. 

Percebe como é essencial garantir que sua marca esteja livre de empecilhos para registrar? 

Então, fazer uma consulta prévia é essencial para garantir o sucesso e a longevidade de seu negócio.

Mas, como essa consulta pode ser feita?

 

Consultar registro de marcas na internet

O primeiro passo é efetuar uma consulta preliminar na internet, pesquise pelo nome e veja que empresas estão atuando com ele. Você também pode até fazer uma busca com o tipo de produto ou serviço que deseja oferecer.

Vá mais adiante nas páginas de pesquisa, além de observar se há marcas semelhantes, esta é apenas uma forma de identificar possíveis concorrentes de mercado e ajudar no seu posicionamento de marketing.

Outro local necessário para fazer pesquisas é nas redes sociais. Procure os perfis que tenham nomes parecidos com sua marca, faça anotações sobre o que essas empresas oferecem e em que segmento se posicionam. 

Se você encontrou várias empresas usando nomes parecidos, não se preocupe ainda. Pode ser que estas empresas não tenham registrado legalmente sua marca e você ainda pode fazer isso.

Então, avance mais um pouco nesta etapa de pesquisa e verifique os registros no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o INPI. Ele é o órgão responsável por conceder e garantir o direito da propriedade industrial.

 

 

Consultar registro de marcas no INPI

Sim, é possível consultar os registros que já estão no INPI, através do próprio site da instituição.

A busca é aberta ao público e poderá ser feita de forma: 

  • Exata: pesquisando exatamente o termo digitado ou
  • Radical: pesquisando termos similares.

Outro detalhe importante é entender um pouco sobre as classificações às quais sua marca poderá ser enquadrada na hora de fazer pesquisas. São ao todo 45 tipos de classificações que incluem uma variedade de produtos e serviços.

As classificações são um detalhe importante a se considerar se você encontrou empresas que já tem uma marca similar a sua registrada no INPI.

 

Consultar registro de marcas é trabalho para especialistas

Até aqui tudo pareceu muito fácil, certo?

Podemos garantir que a prática não é tão simples. Porque não?

Há milhares e milhares de marcas registradas no INPI, algumas têm similaridade na escrita, outras no visual e outras na fonética. 

Pesquisar correspondências exatas de marca registrada é bastante fácil, mas descobrir variações de grafia e nome pode ser muito mais difícil. As pesquisas de design de logotipos também podem ser desafiadoras.

Por mais que você procure, ainda correrá riscos de ter sua solicitação de registro negada por haver outras marcas similares já registradas no nome de outras empresas.

Além disso, caso você encontre empresas utilizando o nome de sua marca, não necessariamente precisará desistir de usá-la. Eventualmente, você poderá conseguir o registro ao analisar a forma como a outra marca está registrada. 

Para isso, é necessário um planejamento minucioso feito por profissionais que apontarão a melhor forma de registrar a sua marca.

Certamente, uma pesquisa conduzida profissionalmente pode economizar tempo e fornecer resultados mais completos do que você poderia obter por conta própria.

Tenha a ajuda de um escritório especializado em marcas e patentes, para consultar registro de marcas de forma ampla e completa.

Você encontrará uma série de informações na internet sobre como fazer o registro de marcas sozinho. Mas, você também precisa saber que há muitas nuances na lei que, se forem desconsideradas, podem levar seu processo a ser indeferido no INPI.

Recomendamos fortemente que você tenha ajuda de agentes da propriedade industrial para acompanhar não somente o processo de consulta, mas também para depositar o pedido de registro e acompanhar o processo.

Realmente, há muitas vantagens em se contratar um escritório de marcas e patentes, profissionais vão garantir que tudo ocorra dentro dos prazos estabelecidos pela lei. 

Que tal solicitar uma consultoria gratuita sobre o registro da sua marca? Clique aqui para falar com a P.A. Produtores Associados

/ Registro De Marca / Tags:

Compartilhar a publicação

Comentário

Ainda não há comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?
Mande um Whats!