Figital: o que é, como afeta as marcas, patentes e direitos autorais

28 mar 2022

A pandemia acelerou muito a entrada das empresas ao mundo figital. 

A necessidade de isolamento mudou drasticamente os hábitos de consumo da população. Pessoas que tinham receio de comprar online foram empurradas para os canais digitais e adoraram a praticidade.

Agora as empresas estão sendo obrigadas a se adaptar à nova era. Integrar o mundo físico com o digital é uma tendência que chegou para ficar e vai garantir a sobrevivência das empresas no futuro.

Essa integração de negócios em meios físicos e digitais é o figital. Essa tendência ajuda a alavancar os resultados positivos no número de vendas e fechamento de negócios, uma proposta excelente para quem quer alcançar o sucesso de uma marca.

É claro que as lojas físicas dificilmente deixarão de existir. No entanto, para chegar até os canais físicos, primeiramente as pessoas querem ter acesso à empresa no mundo digital. O acesso a diversos canais garante uma experiência de compra personalizada e garante a decisão de compra.

É aqui que o figital entra em jogo. Proporcionar ao cliente uma experiência em multicanais é um grande desafio, porém vale a pena olhar de perto esta tendência que será o novo normal do consumo.

Este artigo vai explicar mais detalhes sobre o assunto e abordar os impactos que a integração figital terá no mercado de marcas, patentes e direitos autorais.

Figital e sua importância

Como já falamos anteriormente, o figital é um modelo de vendas, marketing e atendimento ao cliente que mescla a prática de compra e venda entre o físico e o digital. O termo derivado do inglês, faz uma combinação entre as palavras “físico” e “digital”.

O figital vem ganhando espaço porque as pessoas passam muito mais tempo conectadas durante o seu dia. Hoje, a pessoa que só opta por comprar apenas em meios físicos fica ultrapassada.

Agora, as pessoas variam os métodos de compra. Elas podem optar por comprar online, escolher online e retirar na loja ou ir diretamente à loja de sua preferência.

Por isso, uma marca que almeja se destacar precisa estar ativa em diversos canais e garantir aos clientes diferentes pontos de atendimento enquanto ele faz sua jornada de compra. 

Ter todos os canais de atendimento empresarial interligados, cria uma grande oportunidade para os mais diversos clientes e os mantém mais próximos. 

Esse termo é conhecido como omnichanel, e pressupõe que a experiência do cliente crie um elo, o mantendo fiel a marca.  A palavra “omni” vem do latim, quer dizer “tudo” ou “todo”, e “chanel” é uma palavra em inglês, que significa “canal”.

Podemos ir além e dizer que com a chegada do metaverso, o figital será ainda mais importante, pois esse será um canal a mais que as empresas precisarão atender. 

Muitas empresas estão apostando no mundo da tecnologia para se reinventarem e tornar a vida do consumidor mais rápida e prática.

Como adaptar o figital ao seu negócio?

Após entender do que se trata o figital e como ele está se tornando tão essencial para o mercado, é preciso compreender como implementar esse método à sua empresa. 

Veja algumas estratégias e descubra quais delas mais se encaixam em sua marca.

1. Chatbot 

Trata-se de um robô de conversação que substitui um atendente e está disponível 24 horas, oferecendo suporte imediato e com qualidade. 

Isso já poupa tempo dos colaboradores e acelera seu mercado figital. 

2. Gestão ERP

Este sistema de gestão empresarial serve para integrar todas as áreas da empresa e agilizar o controle de vendas e organização financeira, tornando o trabalho de todos mais ágil e fácil.

Com um ERP, é possível centralizar todas as informações da empresa em um único sistema e garantir que esses dados estejam em harmonia tanto com o físico como o digital.

3. Autoatendimento

Um totem de autoatendimento é uma estratégia perfeita para tornar o negócio figital. 

O aparelho proporciona ao cliente mais independência ao realizar uma compra, mesmo estando em uma loja física. Dessa forma ele pode evitar contato com outras pessoas e longas filas para realizar pagamentos.

4. QR Code

Uma experiência totalmente prática para fechar uma compra, ter acesso a informações da empresa dentro de um site ou rede social.

Esse método é super rápido e vem ganhando força dentro do figital,  é uma opção interessante para as empresas se manterem atualizadas.

5. Realidade aumentada

O mundo virtual realmente é incrível e vem se inovando a cada dia. 

Já imaginou poder dar aos clientes o prazer de ver como vai ficar o projeto final de uma parede que ele quer mudar em casa? Ou como ficarão os produtos que ele adquiriu na loja dentro de sua residência? 

Fazer essas adaptações por meio de aplicativos fará  seu atendimento nunca mais ser o mesmo.  

Os métodos de adaptações podem ser bem mais amplos e vão trazer muitas vantagens para a marca e fazer os negócios alavancarem com mais fluidez.

Marcas, patentes e direitos autorais

Marcas 

Aquelas que desejam fidelizar os clientes e terem efeitos positivos no mundo dos negócios, precisam se adaptar ao mercado figital e não podem ficar para trás quando o assunto é inovação.

Os clientes estão em busca de novas experiências e almejam ganhar tempo com os impactos de uma rotina tão apertada. A tecnologia é uma boa aliada para satisfazer as necessidades dos consumidores e atenderem suas exigências.

Sem dúvida, o figital veio para contribuir com o fortalecimento das marcas e criar uma boa imagem. Entretanto, haverá necessidade de monitoramento constante para garantir essa boa imagem

É importante fazer um acompanhamento periódico, identificar o posicionamento que deve adotar e como o público enxerga sua marca. Também precisará de ações para garantir ainda mais a proteção da marca, que estará ainda mais exposta nos diversos canais digitais.

A marca precisa ir onde o consumidor estará mais confortável e se sentir à vontade para entrar em contato. Esse engajamento entre marca e cliente é a chave para maiores experiências e eficiência para ambos. 

Patentes

Quanto ao uso da tecnologia aumentada ou para a identificação visual de produtos, por exemplo, é possível que surja uma boa demanda de patentes para componentes e equipamentos como esses. 

Virão tecnologias para facilitar a interação dos consumidores com o mundo digital, e com elas mecanismos de segurança e controle de dados.

Direitos autorais

Para se integrar ao figital, será necessário investir tempo e dinheiro criando uma identidade visual, imagens, ativos digitais e textos. Investir nesses recursos e não se preocupar com os direitos autorais, seria um grande descuido.

Felizmente, a lei brasileira de direitos autorais já abrange a proteção no meio físico e virtual, portanto, está apta para proteger seu conteúdo digital. 

É possível reivindicar seus direitos caso haja dano moral ou patrimonial e não permitir que outra pessoa roube sua ideia ou faça uso indevido de algo que pertence exclusivamente a você.

A internet veio para nos ajudar em muitos aspectos, porém, é preciso muito cuidado com o uso de conteúdo nela. 

Procure ajuda de quem está antenado às tendências

Estamos há quase três décadas no mercado e atuamos nacional e internacionalmente, prestando assessoria como agentes de propriedade intelectual e industrial.

Neste tempo, a P.A. Produtores Associados já precisou se adaptar às diversas mudanças. E nós não vamos parar por aqui, a nossa atuação estará sempre conectada com o futuro.

Qualquer que seja sua necessidade, conte com a P.A. para oferecer orientações no registro de marcas, solicitação de patentes ou com proteção de direitos autorais.


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