Qual é a diferença entre marcas e patentes?

19 jun 2023

A confusão entre marcas e patentes é um erro comum para quem não está muito acostumado com o tema. Aprenda a diferença entre esses dois conceitos de propriedade intelectual.

A tranquilidade e a segurança são dois itens indispensáveis para quem deseja um bom desempenho profissional. Principalmente quando falamos de pessoas que como principal ferramenta de trabalho usam suas boas ideias

Nesse caso, é sempre importante recorrer a dispositivos legais que garantam o respeito aos direitos sobre marcas, patentes e as demais propriedades intelectuais.

No entanto, a falta de conhecimento e a escassez de informações podem gerar grande confusão para quem deseja esse tipo de serviço.

Leia este artigo para entender mais sobre o assunto!

Qual é a diferença entre marcas e patentes?

Todo empreendedor, artista e até mesmo inventores vivem de suas ideias. 

Para viver de sua própria profissão, essas pessoas dependem de algumas garantias legais que os defendam de plágios, cópias e usos indevidos de suas obras.

Felizmente, para cada tipo de propriedade intelectual existe um processo particular de formalização. Sendo o registro de marca e o requerimento de antes os exemplos mais populares de uma forma geral.

No entanto, apesar de representarem coisas diferentes, estes processos normalmente são confundidos pelo público em geral. Por isso, vamos tentar explicar as diferenças entre marcas e patentes.

Primeiramente, devemos entender que marcas e patentes são formas de proteção legal para diferentes tipos de propriedade intelectual. Embora ambos os mecanismos ofereçam direitos exclusivos ao titular, eles se aplicam a aspectos distintos.

Vamos entender as particularidades de cada caso.

Marcas

Uma marca é uma representação comercial que identifica produtos ou serviços de uma empresa e os diferencia dos concorrentes. Esse signo pode ser um nome, logotipo, slogan, símbolo ou combinação desses elementos.

O objetivo de uma marca é criar uma identidade comercial reconhecível e confiável para os consumidores. E é essa representação que será o elo entre um negócio e seus consumidores.

Ao registrar uma marca, o titular recebe o direito exclusivo de usá-la e comercializá-la no mercado, podendo trabalhar com os produtos ou serviços específicos para os quais a iniciativa foi desenvolvida.

Ou seja, o registro de marca ajuda a prevenir o uso não autorizado por parte de terceiros e também serve como um diferencial de mercado, que evita confusão entre negócios do mesmo segmento.

Patentes

Enquanto isso, uma patente é um direito exclusivo concedido a uma invenção ou processo novo, útil e não óbvio.

Ela garante ao titular o direito de impedir outras pessoas de produzirem, usarem ou venderem a invenção/processo patenteado por um período limitado, por volta de 20 anos a partir da data do depósito. 

As patentes podem ser concedidas para uma ampla variedade de invenções, desde dispositivos mecânicos e produtos químicos até métodos de negócios.

O objetivo das patentes é incentivar a inovação, fornecendo aos inventores a proteção necessária para recuperar o investimento em pesquisa e desenvolvimento.

Além de promover a divulgação do conhecimento técnico para o avanço da sociedade, o requerimento desses direitos também preserva seus criadores de fraudes e plágios.

Resumindo, a principal diferença entre marcas e patentes é que as marcas protegem a identidade de produtos ou serviços, enquanto as patentes protegem invenções ou processos técnicos. 

Ou seja, as marcas identificam e distinguem a origem comercial, já as patentes concedem direitos exclusivos sobre a utilização e comercialização de uma invenção ou ideia inovadora.

  • Exemplo de marca: Coca-Cola

A Coca-Cola é uma marca registrada de uma empresa de bebidas. A marca Coca-Cola é facilmente identificada pelo logotipo, fonte e design exclusivos. 

Nesse caso, a empresa protege sua marca para evitar que outras empresas usem marcas semelhantes em produtos similares, evitando confusão para os consumidores.

  •  Exemplo de patente: patente de um novo dispositivo eletrônico.

Suponha que um desenvolvedor tenha criado um novo dispositivo eletrônico, como um smartphone com uma tecnologia inovadora. 

Ele pode solicitar uma patente para proteger sua invenção e obter direitos exclusivos sobre a fabricação, venda e uso desse dispositivo eletrônico específico por um determinado período.

A patente protege a funcionalidade e a ideia subjacente ao dispositivo, garantindo que outros não possam produzir ou comercializar o mesmo produto sem permissão.

Essas dúvidas também podem surgir na hora que empreendedores e inventores desejam garantir proteção legal para suas ideias. Por isso, confira agora como proceder em ambos os casos.

Marca a gente registra

Um registro de marca é um processo legal pelo qual uma marca é oficialmente protegida e registrada junto ao órgão responsável (como o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, no Brasil). 

Ele confere ao titular o direito exclusivo de usar e comercializar aquela marca em relação aos produtos ou serviços específicos para os quais ela foi registrada.

O registro de marca ajuda a prevenir o uso não autorizado por terceiros e a evitar confusão entre marcas semelhantes, fornecendo uma proteção legal e sólida para a identidade comercial.

Patente a gente requere

Um requerimento de patente é um documento oficial submetido a um escritório de patentes para solicitar a proteção legal de uma invenção ou processo. 

Esse documento descreve em detalhes a invenção, incluindo seu funcionamento, características e possíveis aplicações.

O requerimento de patente deve atender a requisitos específicos estabelecidos pelas leis de propriedade intelectual do país em que a proteção está sendo solicitada. 

Após o protocolo, o escritório de patentes analisa o requerimento para determinar se a invenção é nova, não óbvia e útil. Se aprovado, o inventor recebe uma carta patente, concedendo a ele direitos exclusivos sobre a invenção por um período limitado.

Por que proteger marcas e patentes?

Independentemente da opção mais adequada, é sempre indicado que empreendedores busquem proteger suas propriedades intelectuais.

A segurança legal de marcas e patentes é essencial por vários motivos. Confira alguns exemplos mais abaixo.

1. Incentivo à inovação

A proteção de marcas e patentes estimula a criatividade e o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos. 

Para garantir aos criadores o direito exclusivo de lucrar com suas inovações, esses mecanismos de proteção garantem que esses profissionais tenham o devido incentivo para investir tempo, recursos e esforços na pesquisa e desenvolvimento de ideias incríveis.

2. Recompensa pelo investimento

Como ressaltamos anteriormente, o registro de marcas e patentes permite que os detentores desses direitos protegidos recuperem o investimento feito em pesquisa, desenvolvimento, marketing e construção de uma reputação comercial.

Eles têm a oportunidade de explorar sua criação exclusivamente no mercado, gerando retornos financeiros adequados. Isso também incentiva outros profissionais a buscarem soluções criativas através de suas próprias ideias.

3. Proteção contra cópia e concorrência desleal

A proteção legal de marcas e patentes impede que outras pessoas ou empresas copiem e usem essas criações sem permissão, talvez seja a principal vantagem dessas garantias legais.

Afinal, elas evitam a concorrência desleal, protegem a reputação da marca e mantêm a integridade das inovações técnicas. 

Sem falar que essa prática também ajuda a evitar a confusão entre os consumidores, permitindo que eles possam identificar produtos e serviços com base nas marcas reconhecidas.

4. Construção de valor comercial

Outro ponto a ser destacado é que as marcas e as patentes podem ter um valor significativo no mercado. 

Elas podem ser vendidas, licenciadas ou usadas como ativos em transações comerciais, aumentando o valor da empresa e fornecendo oportunidades de negócios adicionais.

Olhando por esse lado, podemos ver que essa prática traz ainda mais oportunidades de negócios para seus titulares.

5. Proteção dos consumidores

Por fim, vale ressaltar o outro lado da moeda. Afinal de contas, a proteção de marcas e patentes ajuda os consumidores a identificar produtos e serviços autênticos e confiáveis.

Isso garante que eles possam fazer escolhas informadas e não sejam enganados por imitações ou produtos de qualidade inferior

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De maneira resumida, a proteção de marcas e patentes:

  • promove a inovação;
  • recompensa os criadores;
  • evita a concorrência desleal;
  • constrói valor comercial;
  • protege os consumidores;
  • contribui para o crescimento econômico;
  • incentiva progresso tecnológico.

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