Razões para contratar um escritório de registro de marcas e patentes

registro de marcas e patentes

Tudo começa com uma grande ideia! Então proteja-a com o registro de marcas e patentes.

Você identificou uma necessidade no mercado, trabalhou arduamente em algo que pode trazer um grande retorno financeiro, quem sabe até garantir sua aposentadoria.

Qualquer que seja sua criação – um produto, desenho, marca ou até mesmo um livro – você precisa protegê-la antes de apresentar ao mercado. Porquê?

 

Vamos imaginar uma situação:

Marcos criou um produto inovador. Como ele não tem uma indústria, precisa encontrar parceiros para fabricar sua ideia.

Possivelmente ele precisará mostrar sua criação para várias pessoas antes de fechar o contrato com alguma fábrica.

Como garantir que a ideia de Marcos não seria copiada por alguma dessas pessoas que tiveram acesso ao seu projeto?

 

A melhor forma de ter essa garantia é patenteando seu produto antes de mostrá-lo a outras pessoas.

A mesma situação pode acontecer com um autor ou com uma empresa que começa divulgando suas criações na internet antes de proteger suas ideias. Alguém pode simplesmente copiar e até mesmo registrar antes de você.

Percebe como é importante proteger suas ideias através do registro de marcas e patentes?

Talvez você leu este artigo até aqui e se perguntou:

 

Posso fazer o registro de marcas e patentes sozinho?

O registro de marcas e patentes é feito no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). O órgão não exige que se tenha um profissional especializado para requerer o registro da marca ou a obtenção da patente.

Então qualquer pessoa pode dar entrada no processo no INPI? – Sim, pode! 

Mas, aqui caberia uma antiga frase: “Eu não faria isso se fosse você.” Por que não? 

 

Vamos ilustrar:
Imagine que você comprou um guarda-roupas na loja, mas não quis pagar a taxa de montagem.

“- Eu consigo montar com o manual” – você pensou.

Entretanto, na hora de montar o móvel você percebeu que não tinha ferramentas adequadas. Além disso, seu chão estava desnivelado e você ficou com o móvel bambo e com problemas para fechar as portas.

Talvez precisasse desmontar e finalmente pagar um montador para fazer propriamente.

 

Similarmente, o desconhecimento dos detalhes na lei pode levar a problemas no processo. Além disso, a falta de experiência no assunto aumenta bastante as chances de terminar em indeferimento. Isso causaria perda de tempo e de recursos.

Então, escolher profissionais especializados para o registro de marcas e patentes é essencial para garantir o sucesso do seu processo.

Leia também nosso artigo: Marca, porque registrá-la.

Para convencê-lo disso de uma vez por todas, vamos listar as principais razões para você contratar um escritório especializado no assunto.

 

10 razões para contratar um escritório de registro de marcas e patentes

 

1) Garante o sucesso do processo

Há uma série de detalhes no processo que podem abrir brechas para que outras pessoas impeçam o registro. Desconhecer essas nuances pode colocar sua criação em risco.

 

2) Pesquisa inicial diferenciada

A internet facilita as pesquisas para saber se já existe uma marca igual à que você deseja registrar. No entanto, processos similares normalmente não são aceitos no INPI.

Seu processo pode acabar mal se o órgão julgar que o consumidor pode ficar confuso de alguma forma.

Fazer uma pesquisa mais profunda com profissionais especializados, antecipa possíveis problemas e faz uma grande diferença no resultado do processo.

 

3) Comodidade

Montar um processo de registro de marcas e patentes é trabalhoso. Além disso, criar uma rotina para acompanhar o processo durante mais de um ano pode ser difícil. Com tanta coisa para fazer, certamente é melhor evitar acrescentar trabalho à sua agenda. 

Vale a pena parar pela comodidade de entregar o processo nas mãos de um profissional de confiança que acompanhe os prazos e gerencie todo o processo.

 

4) Expertise

A Propriedade Industrial é regulamentada sob uma legislação complexa. Um profissional que passou por diversos processos já tem experiência para organizar os documentos, provas, certificados e certidões que vão se fazer necessárias em cada processo.

 

5) Preenchimento correto dos formulários 

Preencher os formulários utilizando os dados corretos, códigos e nomenclaturas adequadas é importante para deixar sua marca protegida de forma correta.

No caso de registro de marca, por exemplo, é necessário a escolha correta da classe a ser registrada. A classificação incorreta pode deixar a marca desprotegida em alguns aspectos, mesmo depois de registrada.

 

Por exemplo:

A escola de inglês XYZ ministra aulas de inglês e vendem os livros didáticos para os alunos.

Imagine que o proprietário do negócio faça o registro na classe 41 – Serviços de Educação. Sua marca ficaria protegida dentro dessa classe.

Mas, poderia haver uma brecha para outras empresas solicitarem o registro XYZ em outras classes, como, por exemplo a classe 16 – Materiais Didáticos. 

Percebe como é importante ter uma consultoria profissional para definir a melhor forma de fazer seu processo?

 

6) Mais agilidade

O INPI tem seu próprio prazo para o andamento do processo. Entretanto, ele pode ser atrasado por Oposição, falta de documentos e outros problemas.

Um escritório especializado em registro de marcas e patentes pode agilizar o processo por que tem expertise para preparar o processo de forma que flua sem maiores problemas.

 

7) Acompanhamento dos prazos

Cada etapa do processo tem prazos legais que precisam ser respeitados. 

Acompanhar todas as etapas é muito importante para que o processo não seja arquivado ou indeferido.

Desde o protocolo até o certificado de registro, o processo precisa ser acompanhado e se necessário precisa de ações que atendam às exigências do INPI no prazo legal.

Não é fácil para um empresário efetuar este acompanhamento de um processo que pode levar até 2 anos para ser concluído. No entanto, um escritório especializado já conta com uma equipe treinada para fazer este acompanhamento.

 

8) Defesa em caso de Oposição

Numa determinada etapa do processo, a lei estipula um prazo para uma empresa (ou pessoa) se opor ao registro de sua marca. Essa oposição geralmente vem embasada em fatos e documentação.

Caso isso aconteça e você esteja fazendo seu processo sozinho, terá grande dificuldade em lidar com o problema.

Escritórios de marcas e patentes contam com assessoria jurídica para montar e apresentar uma manifestação à oposição, ou seja, uma defesa aos técnicos do INPI. 

 

9) Pagamentos de taxas na hora correta

O INPI estipula diversas taxas durante o processo de registro, é fácil confundir ou esquecer de pagar as taxas na hora correta. 

Trabalhar com um escritório que faça o pagamento nas datas corretas, garante que o processo continue fluindo tranquilamente e chegue à conclusão positiva.

 

10) Proteção continuada 

Alguns escritórios de registro de marcas e patentes trabalham com o serviço de proteção contínua da sua ideia.

Por exemplo, no caso de marcas registradas, a validade do registro é de 10 anos. A lei prevê um prazo para que outras empresas solicitem a nulidade da marca.

O trabalho de um escritório especializado pode garantir que ninguém tente anular ou até utilizar sua marca sem autorização.

A P.A. Produtores Associados faz o controle e monitoramento da marca mesmo após o registro.

Nós temos um histórico de mais de 20 anos de bom atendimento a nossos clientes e damos a garantia de sigilo e confiabilidade no processo do registro de suas ideias.

 

Solicite uma consultoria gratuita clicando aqui.

 

Para saber mais sobre a obtenção de patentes leia nosso artigo: 10 passos para solicitar a obtenção de patente de invenção

 

Compartilhar a publicação

Comentário

Ainda não há comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?
Mande um Whats!