Sucesso no mundo dos negócios não acontecem da noite para o dia. Para que seu empreendimento funcione de verdade e você veja resultados positivos é preciso muito planejamento, e esse é sem dúvida um processo que envolve muitas etapas. Entre estes processos a serem feitos na empresa, se destacam o planejamento de marketing e da sua marca.
Dizem que a propaganda é a alma do negócio e sim, isso é muito verdadeiro. Sem ela não tem como fortalecer sua marca e torná-la pública para os consumidores.
Pensando nisso, estruturamos uma matéria que mostra como elaborar um planejamento para desenvolver um marketing que seja atrativo e que dê ainda mais estrutura à sua marca.
Veja a seguir por que é importante se preparar para atuar no mundo dos negócios e qual o papel do marketing neste processo.
Aprenda também como fazer um planejamento de marketing e porque não dá para fazer isso sem a ajuda de quem entende do assunto. Sua marca merece e deve ser seu maior patrimônio. Não dá para entregá-la nas mãos de quem não tem firmeza para te ajudar a carregá-la e assim, fazê-la chegar cada vez mais longe.
Qual a importância do planejamento de marketing para seu negócio?
Como já demos a entender, o marketing tem se tornado cada vez mais estratégico para atrair as pessoas a adquirem produtos e serviços que sejam essenciais para elas.
Ser dono do próprio negócio é realmente uma realização imensurável e envolve muito esforço e dedicação. Por isso não dá para desperdiçar tempo, dinheiro e energia e não ter retorno nenhum.
E claro, para que isso não aconteça e sua empresa possa atuar com efetividade e retornos positivos é essencial criar uma base sólida através do planejamento de marketing com metas e objetivos realistas. Mas afinal de contas, o que vem a ser esse plano de marketing?
Esse planejamento nada mais é do que um manual ou uma ferramenta de gestão que deve ser sempre consultada e atualizada, pois o objetivo deste guia é ajudar empreendedores a se adaptarem às mudanças constantes que há no mercado, identificar quais são as últimas tendências e como sair na frente da concorrência neste mundo cada dia mais competitivo.
Quem não faz planos e se esforça para colocá-los em prática dificilmente vai conseguir chegar a algum lugar. Adotar um planejamento de marketing é como obter uma bússola que vai te orientar a seguir o melhor caminho.
Estar bem posicionado no mercado requer adquirir conhecimento e entender quais são as estratégias para atrair os clientes certos, aumentar o número de vendas, desenvolver uma boa comunicação com o público, como otimizar todo trabalho, organizar e torná-lo produtivo.
E para que sua caminhada fique muito mais produtiva e significativa, é muito importante também fazer uma análise de como está sendo o andamento de seus investimentos e se eles estão atingindo as metas estabelecidas, sejam elas mensais ou anuais.
Entre outros fatores, vamos te mostrar alguns pontos extras e mais detalhados do por que ter um planejamento de marketing.
> É ótimo para te ajudar a criar meta
Somente através do planejamento é possível enxergar de maneira mais ampla qual a realidade do mercado e o que fazer para se adaptar a ele.
Quando se sabe até onde dá para ir, fica muito mais prático estabelecer objetivos que vão trazer resultados realistas e dentro do que foi limitado. Agir assim é muito bom para criar linhas de estratégias muito mais assertivas. Pense no alvo que você quer atingir e foque no que é possível e qual a melhor forma de atingir esse alvo.
Defina quais são as metas mensais, por exemplo, e pratique pequenas ações para cumprir o que foi planejado, tanto para atrair novos clientes quanto para não perder aqueles que você já conquistou.
> Organizar seu trabalho
Uma verdade que não dá para fugir é sobre ser organizado quando o assunto é lidar com negócios, aliás, para tudo na vida possa dar certo a organização é fundamental.
Somente por meio de uma boa organização vai ser possível se encontrar no mundo dos negócios e fazer sua marca explodir.
Manter um trabalho organizado facilita, e muito, no entendimento de todos que participam da equipe ou do quadro de funcionários, qual a função de cada um e como devem ser feitas as tarefas pré definidas, além de garantir que tudo saia dentro dos conformes e evite dores de cabeça ou estresse desnecessários.
> Aumentar a competitividade no mercado
A princípio pode ser assustador parar para pensar em como o mercado está se tornando cada vez mais competitivo e em como esse avanço está correndo quase que na velocidade da luz.
A tecnologia tem tido um papel muito significativo e intenso nesta parte. Agora, para que sua empresa acompanhe essa evolução, o planejamento de marketing precisa andar de mãos dadas com sua marca, ou a imagem de seu negócio.
Quando se tem um programa de branding, que é a gestão de sua marca, o seu perfil profissional se torna muito mais estruturado e se encaixa dentro do seu tipo de negócio.
Quando você planeja marketing e branding, os seus produtos/serviços serão muito mais aceitos pelo público e assim, você se tornará a melhor opção do ramo para seus clientes.
Planejamento de marketing e a imagem do seu negócio
Demos brevemente acima a ideia de aliar marketing à imagem do seu negócio. Mas talvez se pergunte: Por quê?
Bem, uma empresa que está consolidada no mercado não é formada apenas por uma estrutura física. Não, é preciso mais do que isso!
O trabalho de marketing está associado ao planejamento de marca e é o primeiro passo para quem quer investir em seu próprio negócio. Esse planejamento, mais conhecido popularmente como branding, representa a maneira como sua marca se posiciona no mercado.
Sua marca precisa ser mais do que apenas um nome, ela precisa refletir as características por trás desse nome, tais como valores, missão, visão perante os consumidores e quais os objetivos dela.
Para que o trabalho de marketing seja bem desenvolvido, é preciso entender qual o posicionamento de sua empresa no mercado. O branding é o responsável por criar um bom relacionamento entre empresa e cliente.
O branding é o que vai determinar a maneira como as pessoas verão sua marca. Tudo isso vai determinar se os resultados serão positivos ou não. É necessário compreender o que vem à mente das pessoas quando entram em contato visual com sua marca.
Será que os laços afetivos estão sendo criados para gerar boas memórias em seus clientes e fazê-los sentir desejo para adquirir seus produtos ou serviços?
Pense em seus clientes e conheça quais são os gostos e características deles. Veja quais são as estratégias da concorrência e procure ser criativo na hora do marketing, tente criar um diferencial e use seus atributos a seu favor.
Use as ferramentas adequadas e busque sempre inovação e melhorias para seu empreendimento. Faça seu trabalho de branding valer a pena, e como um bom profissional no ramo empresarial, atue de modo a fazer seu negócio financeiro expandir e atingir o mundo se for possível.
Como fazer um planejamento de marketing?
Analisamos até aqui a importância explícita de um planejamento de marketing e branding bem estruturado.
Entretanto, ‘como’ isso deve ser feito é X da questão. Sabemos que não adianta muita coisa entender a importância de uma atividade, mas não saber como colocá-la em prática.
E como bons conhecedores desta questão, uma coisa é certa a dizer: planejar marketing e branding sem registro de marca é como comprar um carro e pegar uma estrada sem ter carteira de motorista.
Ter marca registrada deve ser a primeira ação antes de qualquer coisa. Esteja certo de que é somente através do registro de marcas que sua empresa estará segura para tomar qualquer decisão em relação à propaganda e desenvolvimento de sua marca.
Proteger uma marca é proteger patrimônio, reputação, garantir boas negociações, evitar multas e indenizações, entre outros fatores. Com certeza, o registro de marca deve estar incluso nesse planejamento.
Coloque o planejamento em prática para:
1- analisar quais são os fatores internos e externos que podem influenciar sua empresa, pensando sempre em quais são os pontos positivos e onde pode haver espaço para melhorias;
2- conhecer o seu mercado e ficar sempre por dentro da situação atual, quais são as expectativas para o futuro, tendências, mudanças, etc;
3- estabelecer qual público será seu alvo principal e fazer o máximo para conhecê-lo. É preciso entender quais são os hábitos, características, interesses, melhor hora para atraí-los a tomar uma ação, enfim, estude seu público-alvo;
4- mapear como será a execução das ações de marketing. Organize uma ordem para cada tarefa a ser realizada. Assim vai ser melhor para enxergar possíveis correções;
5- conhecer a concorrência. Não encare totalmente quem disputa com você como inimigo, mas entender como outras empresas do seu ramo atua, pode ser um termômetro para medir seu desempenho no mercado;
6- executar o que foi planejado e monitorar as ações. Se no final de tudo seu planejamento não estiver gerando os resultados esperados, é o controle das ações que vai te ajudar nessa missão. Nada é perfeito e é crucial vigiar as atividades da empresa.
Consulte a P.A. para fazer um planejamento de proteção à sua marca
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Então, conte com a P.A. para isso!
Razões não faltam para que você tome essa atitude. Saiba que ter alguém para contar quando o assunto é lidar com proteção de marcas já trás um alívio muito grande. Pois essa questão envolve muita burocracia e podem surgir muitas dúvidas também.
Nossa equipe da P.A. Produtores Associados, é devidamente qualificada para te ajudar a entender o processo e encontrar as melhores soluções para o sucesso de sua empresa.
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