Termos como “branding para startups” estão se tornando tão comuns que as pessoas não traduzem mais.
Neste artigo, você verá:
- do que se trata o termo;
- qual a sua importância;
- o melhor momento para fazer um planejamento.
As startups são empresas emergentes, de rápido crescimento e trazem soluções inovadoras para as pessoas.
São normalmente ligadas à tecnologia, mas sua atuação pode ser em áreas diversas.
Já explicamos em outro artigo que branding refere-se à gestão de marca.
Ou seja, são estratégias para criar e gerenciar a identidade visual, garantindo que sua marca alcance as pessoas certas e se posicione no mercado.
Contudo, no Brasil o conceito ainda está voltado para os elementos visuais como nome e logo.
Poucos têm se preocupado com estratégias de posicionamento da marca, incluindo investimentos em pesquisa de percepção com os clientes.
Observe essa pesquisa publicada no site Startups, sobre como os líderes de startups entendem o branding:
- 35% dos participantes da pesquisa disseram acreditar que branding se trata da forma como uma marca se comunica com seus clientes e com o mercado;
- 27% pensam que branding é sobre reconhecimento e reputação de uma marca;
- 24% avaliam ser a gestão dessa marca.
Concluímos assim, que a maioria dos líderes ainda não tem o real entendimento de como o branding para startups é importante e desconsideram o seu planejamento.
Todavia, preparamos este artigo para explicar qual a importância do branding para startups e por que se preocupar com ele logo no início.
Quando o branding para startups deve ser uma preocupação?
Tão importante quanto o produto ou serviço, a marca precisa despertar o interesse e comunicar o seu valor.
Isso é feito para estabelecer confiança e gerar a diferença na vida das pessoas.
Sendo assim, a marca, o produto e a cultura da empresa andam juntos e precisam estar alinhados aos valores e crenças do negócio.
Todavia, o branding para startups assegura uma visão clara por declarar seu objetivo desde o princípio e traçar seus planos para o sucesso da startup.
Visto que as startups têm possibilidade de decolar e crescer muito rápido, é imprescindível se preocupar com a marca ainda na criação da empresa e ter o branding para startups bem definido logo no início.
As empresas estão cada vez mais dinâmicas e o ciclo de inovações cada vez mais curtos. Neste cenário, tem sido relevante para as startups transformar sua marca em estratégias de negócios e criar uma vantagem competitiva.
Importância do branding para startups
A marca é a alma da empresa, ela tem identidade, valores, personalidades, crenças, história.
Ao definir a marca dessa forma, conseguimos entender porque ela é tão importante quanto o produto da empresa.
Assim como o produto é cuidadosamente pensado, a marca também merece a mesma atenção. Por isso, o branding para startups é fundamental.
Contudo, envolve mais do que o logotipo da empresa, representa a personalidade da organização.
É essencial definir e promover a marca que representa os valores da empresa e a forma de negociar. Observe as vantagens do branding para startups.
- Influenciar e motivar o comportamento dos clientes: permite criar uma identidade exclusiva que seja atraente e envolvente, além de impactar os consumidores.
- Oferecer conteúdo, com personalidade e emoção aos clientes: as estratégias de marketing e vendas serão definidas de acordo com essa personalidade.
- Destacar-se da concorrência e ter vantagem competitiva: por pesquisa de mercado e dos clientes é possível identificar e desenvolver uma marca sólida.
Startups são escaláveis, ou seja, tem potencial de crescimento rápido. Dessa forma, o branding para startups é necessário, pois transmite segurança aos clientes e parceiros.
Além disso, demonstra planejamento a longo prazo e a intenção de ser uma empresa reconhecida e confiável no setor.
Portanto, a marca demonstra o que a empresa pode oferecer aos seus clientes e investidores. O branding para startups elabora uma estratégia para fixação de uma identidade sólida e um empreendimento de sucesso.
Como garantir a proteção da marca?
Além do branding para startups, a principal forma de garantir a proteção da marca é através do registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Dessa forma, é possível explorá-la com liberdade de ação e sem risco de uso indevido por terceiros.
Abaixo vamos considerar os principais motivos para proteger a sua marca através do registro.
1. Confiança
Uma marca registrada tem autoridade e aumenta a confiança em sua empresa.
É possível criar uma relação de confiança com o seu cliente, gestores, colaboradores e consumidores.
2. Agrega valor ao negócio
O registro da marca pode aumentar significativamente o valor de seu produto ou serviços.
O registro é uma estratégia sólida do branding para startups, permite a proximidade com o público-alvo e apoia os fundadores.
Além disso, demonstra segurança de crescimento sustentável a longo prazo.
3. Protege de uso indevido por terceiros
O registro proporciona proteção jurídica contra imitação e se utilizarem a sua marca sem autorização.
Imagine que após tanto esforço, trabalho e investimentos para desenvolver um branding para startups e outras pessoas se aproveitam e utilizam a sua marca sem autorização.
Através do registro no INPI, é possível garantir o uso exclusivo como proprietário e impede que outros se beneficiem da identidade que você construiu.
4. Valor comercial
Uma marca registrada tem valor comercial, pois pode ser licenciada e transferida para terceiros, estendendo negócio.
Além da proteção contra o uso indevido, a marca pode ser monetizada. É possível fazer concessão de licença de contratos de merchandising, tornando-a o seu capital.
5. Atraem investimentos
Investidores esperam que você tenha uma marca registrada.
O registro mostra clareza e foco necessário, também demonstra que estão posicionados para explorar comercialmente uma marca forte.
Conclusão
Concluindo, podemos afirmar que o branding para startups é de suma importância, pois além de criar uma identidade com personalidade e conteúdo sólido, irá gerar valor para sua marca.
Não esquecendo que o registro da marca é uma das mais importantes estratégias do branding para startups.
Apesar de ser possível fazer isso diretamente com INPI, o processo não é tão simples quanto algumas pessoas falam na internet.
É recomendado fazer isso com profissionais capacitados porque há muitas nuances técnicas que precisam ser consideradas para o sucesso do processo.
O registro da marca é um processo bem burocrático e não pode cometer erros. Sendo assim, conte com nossa equipe para orientar sua criação de marca.
A P.A. tem mais de 30 anos de experiência na proteção de marcas. Entre em contato conosco para mais informações.