3 Exemplos de posicionamento de marca que podem inspirar sua empresa

9 maio 2022

Se você procura por exemplos de posicionamento de marca é por que já percebeu que o assunto é importante. Os resultados de uma empresa nem sempre estão relacionados aos números de vendas. 

Muito pelo contrário, resultados positivos vem depois de um trabalho de construção do nome de uma empresa. O nível de interação com o seu público-alvo é a chave para o sucesso de sua marca.

Do que estamos falando?

Estamos falando sobre exemplos de posicionamento de marca. Afinal, quanto mais sua empresa se destaca, muito mais ela será reconhecida e se tornará marca registrada na mente de seus consumidores.

E quando falamos sobre posicionamento de marca, não podemos deixar de falar sobre vários exemplos de marcas que se tornaram referência em seus segmentos.

Esses exemplos de posicionamento de marca são realmente inspiradores e, saber um pouco mais sobre suas estratégias de marketing, podem te ajudar a enxergar sua empresa com outros olhos.

Não subestime o poder de uma marca, mesmo que ela seja pequena. Ganhar um lugar no pódio não é fácil, mas com estratégia e paciência, é possível consolidar uma marca.

Nos acompanhe e veja como exemplos de posicionamento de marca podem servir de inspiração para sua empresa ir cada vez mais longe.

O que é posicionamento de marca?

O que vem à sua mente quando falamos sobre posicionamento de marca?

Bem, com tantas opções de escolha no mercado, estar em uma posição de destaque se torna um trabalho que requer o uso de diferentes estratégias.

São justamente essas estratégias que vão ditar se seu público vai escolher seus produtos ou serviços como opção de consumo. 

O posicionamento de marca é, na verdade, a forma como os consumidores veem sua marca diante de tantas outras escolhas. 

As empresas precisam criar diferencial e desejo em seu marketing para atrair olhares. Ou seja, o foco dessa estratégia não está ligado diretamente ao produto, mas sim na maneira que o consumidor o percebe.

Sua marca precisa passar uma imagem de peso para as pessoas.

O público quer mais do que simplesmente produtos. Eles almejam terem seus desejos atendidos e precisam ver vantagens por trás daquilo que você oferece.

O posicionamento de marca trabalha em cima dessa tese. 

Ao desenvolver um posicionamento de marca, pare por um momento e responda: o que eu quero oferecer? Como fazer isso? Por quê? Quando? Onde? Quem eu pretendo atingir? 

As respostas para tais perguntas já são um bom começo para te ajudar a criar formas de atingir o coração das pessoas e se tornar um diferencial na vida delas.

Como os exemplos de posicionamento de marca podem ajudar sua empresa

Não há nada mais motivador do que conhecer boas histórias de pessoas que nos motivam a chegar aonde queremos. 

E o que não falta são exemplos de posicionamento de marca para nos inspirar, logo mais falaremos sobre isso.

Por ora, vamos saber como esses exemplos podem nos ajudar.

Podemos dizer que a todo momento nos deparamos com posicionamento de marca, não importa aonde a gente vai. Nos deparamos com mensagens de posicionamento no mercado, nos outdoors, shoppings, internet, ao lermos um jornal ou assistindo TV.

Ter uma base para te inspirar pode abrir sua mente para criar planos similares e saber como usar os recursos disponíveis para sua empresa a seu favor.

Grandes marcas, com certeza, também já tiveram seus desafios, porém, pense em como elas deram a volta por cima.

Por usar os diversos exemplos de posicionamento de marca para ajudar sua empresa a seguir o caminho mais assertivo, muitas vantagens serão colhidas a partir daí.

Por exemplo, tendo um bom posicionamento, sua empresa:

  • ganhará mais tempo por saber exatamente quem são as pessoas que ela pretende alcançar;
  • vai ser tornar única por ter em mente e entender o que oferecer e qual a melhor forma de fazer isso;
  • obterá ainda mais valores por saber executar o que os outros não fazem como você. 
  • aumentará o número de vendas e terá uma demanda maior de clientes. 

Estudar os exemplos de marca que se destacam também vai te possibilitar saber em que você precisa trabalhar para ser exclusivo. Vai ser mais fácil descobrir se há alguma coisa que possa ser feita para atrair o seu público.

Enfim, saber se posicionar é estar preparado para fazer as adaptações que sejam necessárias para que sua empresa atenda as necessidades dos clientes e  ganhe destaque. 

Exemplos de posicionamento de marca

Já que falamos sobre seguir o exemplo de marcas para inspirar sua empresa, vamos a eles.

Temos inúmeras marcas que poderiam ser citadas aqui, mas escolhemos as mais conhecidas para que você possa criar entusiasmo e levar as melhores estratégias de tais empresas para sua vida profissional.

1. Apple 

Por que não deixá-la no topo da lista?

Este é o que podemos chegar mais perto do exemplo perfeito de uma marca extremamente forte, a Apple.

Quando paramos para pensar em como os valores de seus produtos não são tão acessíveis assim, talvez pensamos em como ficaria difícil para a maioria de seus consumidores adquirirem tais produtos.

Entretanto, não é isso que acontece quando vemos o sucesso que essa marca tem alcançado ao longo dos anos. 

Considerando os valores e benefícios para seus usuários, que não desgrudam de seus aparelhos no dia a dia, vemos exatamente que valor monetário não se torna impossível para quem busca boas experiências.

Com o seu slogan “Pense diferente”, a Apple tem em mente que quem pensa diferente pode mudar o mundo, e é isso que ela leva para seu público.

Quem usa os produtos da marca se alinha com características inovadoras, imaginativas e criativas que possuem destaque.

2. Nike

Com certeza essa também tem um lugar especial na vida de seus consumidores.

Uma marca ligada diretamente ao esporte e que leva o símbolo de vitória em seu nome. 

Com sua campanha “Just Do It”, a marca tem alcançado uma multidão de seguidores leais que compartilham a atitude de jogar para vencer.

Um segmento que começou apenas com tênis para esporte e hoje já vem se adaptando e oferecendo ao seu público outras opções ligadas ao esporte como roupas e moda mais ampla.

Não temos dúvida que a Nike é uma marca para vencedores.

3. Cola-cola

Jamais poderíamos deixar essa fora da lista. Uma marca que está no mercado há mais de 125 anos e não é sem motivo.

Em suas campanhas “Abra a felicidade”, “O lado coca-cola da vida” e nas propagandas de natal mais tocantes ao coração, Coca-cola é símbolo de alegria, família reunida para o jantar, amizade e diversão. 

É uma marca que desperta desejo.

É muito mais do que um refrigerante que refresca dias quentes ou acompanha os salgadinhos em uma festa, a marca estimula a interação de seus consumidores uns com os outros e é ótima para compartilhar bons momentos.

4. Natura (extra)

Símbolo de beleza e cuidado tanto com a pele quanto com a natureza, a Natura também tem espaço garantido no coração de seus consumidores e é um bom exemplo de posicionamento de marca para te inspirar.

Um de seus alicerces é o comprometimento com a valorização da riqueza de nosso país.

Especialmente em 2018, esses valores ficaram ainda mais evidentes. 

Houve a campanha publicitária intitulada “O que uma marca de beleza pode fazer pelo mundo?”. Essa campanha tinha por objetivo incentivar a preservação da natureza. 

Na ocasião, a vice-presidente de marketing, Andrea Alves, afirmou que o objetivo da empresa era construir um mundo mais bonito, justo e equilibrado. 

Esse engajamento é um forte aliado para fazer a marca ganhar poder e ser destaque entre tantas outras. A sociedade está mais preocupada com o planeta e essa estratégia é suficiente para atrair esse tipo de público.

E se você também tem interesse em ter esse posicionamento de marca, procure auxílio de quem sabe como fazer. 

Conclusão

Independentemente do tamanho de sua empresa, é importante continuar trabalhando estratégias e criando métodos para conectar os clientes à sua marca.



Obviamente, não há como construir uma marca valiosa sem efetuar a sua proteção e proteção através do registro. Ela ficaria exposta à concorrência desleal, plágio.  

Por isso, se sua marca ainda não tem o registro no INPI, recomendamos fortemente que isso seja providenciado.

Recomendamos a leitura deste artigo, ele mostra razões sérias para sua empresa se preocupar com o registro de marcas 7 razões para proteger sua marca.

Não diminua sua velocidade, mas esteja preparado para pensar muito mais em seu público do que em sua empresa. Esteja certo que são eles que vão manter vivo os seus negócios. 

E para isso, estamos dispostos a te ajudar da melhor forma.

A P.A. tem mais de 30 anos de experiência na proteção de marcas. Conte com nossa equipe para saber como posicionar sua marca.

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