Saber a diferença entre marca comercial e pessoal é o primeiro passo para planejar uma presença marcante no mercado.
Sabemos o quanto esse assunto é importante e precisa ser tratado com seriedade, afinal de contas, essa marca precisa cumprir um objetivo – atingir emocionalmente as pessoas e criar nelas o desejo de consumo.
Podemos dizer que uma marca tem o papel de conectar sua empresa ao cliente e esse posicionamento no mercado é justamente o que todos almejam. Mas, para isso, é necessário entender o que você, como proprietário, busca para sua marca.
Não basta usar apenas elaborar um nome, é preciso um extenso trabalho de branding e de marketing para saber posicionar a marca e alcançar o sucesso.
Ao criar esse planejamento de gestão de marca, você precisa definir como vai equilibrar sua marca comercial e a pessoal? Como assim?
Vamos falar sobre isso agora. Você saberá a diferença entre marca comercial e marca pessoal.
Por que é importante saber a diferença?
Ao entender a diferença entre marca comercial e pessoal, você verá que o direcionamento e forma de trabalhar podem ser bem diferentes para um e outro.
Embora elas precisem andar em equilíbrio, elas se diferenciam em vários aspectos e cada uma terá sua própria identidade.
Falaremos delas detalhadamente daqui a pouco, entretanto, já podemos dizer que a marca pessoal tem a ver com a pessoa que dá rosto a um negócio e a marca comercial é mais ligada à empresa.
Com isso, já dá para perceber a importância em se planejar bem como a empresa vai se posicionar e trabalhar sua marca.
Muitos especialistas começam empresas trabalhando a marca em torno do próprio nome, mas depois que o negócio cresce acabam sentindo a necessidade de criar uma marca comercial independente.
Então, ao pensar se vai trabalhar com uma marca comercial ou pessoal, considere alguns pontos:
> Que tipo de marca o público aceitaria melhor para seu nicho de atividades?
> O tipo de marca trabalhada atenderá seu plano de negócios a longo prazo?
> Como meus sócios ou minha equipe vão se enquadrar no meu plano de marcas?
Depois de responder essas perguntas você estará mais embasado para decidir como vai trabalhar sua marca.
Há casos de empresas que começam com uma, mas há negócios que sentem a necessidade de ter as duas marcas no mercado.
Vamos entender com mais profundidade o que é a marca comercial e a pessoal e como é a gestão de cada uma delas.
Marca pessoal – o que é e como trabalhar
Se você é taxado como especialista, está sempre apresentando seu negócio, é a pessoa responsável pela gestão de seus negócios, não tem como fugir da realidade: você é o rosto que conecta as pessoas ao seu trabalho. Especialmente se optar por usar as redes sociais para divulgá-lo.
Nestas redes, as pessoas se interessam em mais do que apenas a empresa. Elas querem saber suas preferências, curiosidades, hábitos do seu dia a dia.
Este é o âmbito da marca pessoal, que envolve mais do que um rótulo, trata-se da pessoa que dá rosto à empresa. Essa marca te envolve totalmente nos negócios, pois uma chancela o trabalho do outro.
Um dos pontos positivos para esse tipo de marca é a facilidade para divulgação e conexão com seu trabalho. Com tantas opções de sites, blogs e redes sociais, um toque pessoal é necessário para alcançar as pessoas.
Marcas pessoais são adaptáveis e acompanham a pessoa mesmo que ela mude de produto e serviço. Uma marca pessoal se encaixa perfeitamente para especialistas, como os profissionais que atuam como palestrantes, consultores, influencers, artistas, artesãos, etc.
No entanto, trabalhar com uma marca pessoal também traz desafios. Por exemplo, nem é fácil associar o nome de uma pessoa ao que ela faz, pode levar mais tempo de trabalho para a consagração de um nome pessoal como referência em determinada área.
Uma boa recomendação para amenizar este problema é pensar num slogan ou desenho gráfico / logotipo que vai dar uma ideia do que você oferece para quem tiver contato com sua marca pela primeira vez.
E um dos fatores mais complicados de uma marca pessoal pode ser a dificuldade para precificá-la e futuramente vendê-la caso seja necessário.
Vender seu nome sem seu rosto não é algo que se possa fazer com facilidade. Em alguns casos, compradores de uma empresa optam por um longo trabalho para trocar a marca pessoal por uma comercial. Isso, obviamente, afetará o valor da empresa.
No geral, construir uma marca pessoal pode ser muito mais rápido e simples. É você mesmo em comunicação direta com seus clientes. Ela apresenta vantagens e desvantagens que precisam ser consideradas no planejamento da empresa.
Vale lembrar que a marca pessoal pode ser protegida com o registro de marcas também. Ela pode ser protegida de diversas maneiras, inclusive através do registro do nome próprio. Um escritório de marcas e patentes deverá analisar sua marca para indicar a melhor forma de fazer esta proteção.
Marca comercial – o que é e como trabalhar
Podemos dizer que uma marca comercial precisa de um pouco mais de trabalho no começo e sempre requer um cuidado maior.
Diferentemente da marca pessoal, a marca comercial é construída com base na comunicação entre empresas e pessoas, por isso, há muito mais envolvido no desenvolvimento dessa marca para que ela ganhe autoridade e gere conexão.
Não é simples humanizar uma marca empresarial, mas é essencial fazer isso para que ela sempre seja uma escolha na mente dos consumidores.
Além de pensar num nome, frase, símbolo, design, cores ou qualquer outro recurso que seja a representação de sua marca, é preciso pensar em valores, metas e traçar planos para seu negócio.
A marca comercial é símbolo também de proteção ao consumidor com relação ao produto ou serviço que ele está adquirindo e dá ao proprietário o direito e uso exclusivo de sua marca em relação às outras marcas e empresas que compõem o mercado.
Como já demos a ideia no tópico anterior, marcas comerciais são mais valiosas na hora de precificar e vender uma empresa. A administração da empresa que tem uma boa marca comercial pode mudar sem impactar profundamente o posicionamento da empresa no mercado.
Entender as expectativas do público para planejar a gestão da marca comercial é fundamental, pois a empresa não tem um contato direto com as pessoas como profissionais que investem na marca pessoal.
Algo que pode ser uma vantagem é que a marca comercial pode evoluir com o trabalho de uma equipe, sem a necessidade de você estar o tempo todo presente.
Entretanto, uma desvantagem da marca comercial pode ser o alto investimento para sua consolidação. Ela precisa de uma estrutura melhor por trás dela e não cresce rápido. É necessário um bom investimento em marketing para gerar autoridade.
No geral, a marca comercial pode ser muito mais produtiva e valiosa, a longo prazo, do que uma marca pessoal.
Para garantir sua liquidez futura e fortalecer sua presença, é essencial que o proprietário inclua a proteção da marca no seu projeto de Branding.
Proteja sua marca comercial através do registro
Investir em uma marca pode não ser algo barato, por isso muitas pessoas desistem facilmente da ideia, pensando que isso é apenas um custo.
A proteção da marca é parte do investimento necessário para o crescimento da marca, seja ela comercial ou pessoal. Desconsiderar esse passo pode sair muito mais caro.
Proteger uma marca lhe dará o direito legal de domínio sobre ela, principalmente se alguém tentar roubar o seu direito ou querer usar o mesmo nome que você. Sim, há tantas marcas no mercado que as chances disso acontecer são bem reais.
Registrar uma marca, além de dá-la proteção, também é sinônimo de ótimas parcerias na hora de juntar forças com outros investidores.
O registro também garante a proteção contra gastos que você não estava esperando, como uma acusação de uso indevido ou ter de mudar de marca repentinamente por que há outra pessoa usando o nome.
Há vantagens muito mais valiosas do que o valor investido para a proteção!
Para proteger sua marca comercial ou pessoal você pode contar com a P.A. Produtores Associados. São 30 anos de experiência dedicados à proteção do patrimônio da marca de nossos clientes.
Conte conosco! Entre em contato com nossa empresa, solicite uma consultoria gratuita para saber a melhor forma de proteger sua marca.