A carreira de influencer depende de uma boa gestão de imagem. Esse processo passa inclusive pelo cuidado com a própria marca pessoal.
Muitas vezes, esses profissionais do mundo digital utilizam seus próprios nomes como identidade comercial. Portanto, desassociar essas pessoas de suas marcas é uma tarefa bem complicada.
Por isso o registro de marca para influenciadores é algo fundamental para que esses produtores de conteúdo tenham mais segurança e tranquilidade para seguirem criando.
Essa medida se faz ainda mais necessária quando pensamos em questões referentes a propriedades intelectuais dentro das redes sociais.
Continue lendo o artigo para entender mais sobre esse assunto.
O que é um influencer?
Um influencer é alguém que tem o poder de direcionar a opinião pública e o comportamento de seus seguidores através das mídias sociais.
Eles são os criadores de conteúdo e tendências em seus respectivos nichos, podendo mobilizar os usuários das redes sociais a engajarem com seus posts e assuntos de interesse.
Apesar de ser um fenômeno relativamente recente, o mercado dos influencers é bem diverso. Esses profissionais podem informar, entreter e dar valor a seus seguidores através de suas fortes presenças digitais.
Este segmento permite que eles colaborem e se associam com outras grandes marcas a fim de gerar uma renda estável através de posts patrocinados e publicidades de produtos.
Esse modelo de negócio permite que esses profissionais digitais construam valor e consigam ajudar marcas que desejam se conectar com um público específico.
O que é uma marca?
Uma marca nada mais é do que uma representação visual de um produto ou serviço. Seu objetivo é criar conexões entre consumidores e vendedores.
Combinando elementos gráficos, conceituais e narrativos, esse tipo de símbolo comercial visa criar uma identidade para uma empresa.
Na maioria das vezes, marcas buscam oferecer valores imateriais que vão muito além de um produto. Essa narrativa é fundamental para a construção de relações com os consumidores.
Uma marca é mais do que apenas um logotipo, é a percepção de uma empresa criada por suas palavras, imagens e ações.
É a identidade geral de uma empresa que ajuda os clientes a se conectarem com ela de uma forma emocional e significativa.
Do ponto de vista jurídico, as marcas são propriedades intelectuais que podem proteger as particularidades de empresas e organizações comerciais.
O que é registro de marca?
O registro de marca é um passo importante para negócios e empreendimentos de todos os portes.
A regulamentação protege uma marca, dando direito exclusivo para que seus detentores possam utilizá-la para identificar seus bens e serviços.
Quando uma marca é registrada, ela pode ser identificada como uma propriedade específica, impedindo que terceiros utilizem essa representação comercial com produtos e atividades similares.
O registro de uma marca estabelece propriedade e ajuda a prevenir que outros usem seu nome de forma ilegal.
Entre os principais benefícios dessa prática estão:
- valor monetário, com o registro de sua marca ela passa a valer cada vez mais;
- proteção legal contra uso indevido por qualquer outra pessoa ou poder cobrar royalties para que terceiros a utilizem;
- estar dentro da lei, pois, juridicamente, a marca só pertence a você se estiver registrada.
Influencer precisa registrar sua marca?
Estabelecer um registro de marca é fundamental para o sucesso de um influencer a longo prazo.
Afinal, essa prática vai ajudar na diferenciação dos concorrentes e trazer uma identidade muito mais única para os conteúdos produzidos por esses profissionais.
Além disso, o registro de marca serve como um mecanismo de proteção contra plágios e outras infrações que possam usar seu nome ou imagem de forma ilegal.
Registrando sua marca junto ao órgão competente, um influencer pode desfrutar dos direitos exclusivos associados à posse de um símbolo ou frase distinta que identifica sua marca.
Esse é um bem inestimável na era digital. Vivemos na era do conteúdo e cuidar desses ativos é uma tarefa fundamental para quem trabalha nessa área.
Por fim, também vale ressaltar que o registro de marca dará acesso a certos recursos legais caso uma marca esteja sujeita a infração ou uso não autorizado.
Portanto, assegurar a proteção de marca adequada é um investimento inteligente para qualquer influenciador que procure por proteções em torno de sua identidade profissional.
Qual classificação de marca pode ser utilizada por influenciadores?
A maioria dos registros de marca seguem um padrão internacional conhecido como “Classes de Nice”.
Essa regulamentação tem esse nome porque é baseada em um trabalho de catalogação feito em Nice, na França, em 1957.
Tal classificação ajuda na identificação da área de atuação. Com 45 opções na lista, ela oferece uma identificação para profissionais de todos os tipos.
Contudo, em meio a tantas escolhas, pode ser difícil encaixar uma atividade profissional nesses itens. Principalmente quando falamos de uma carreira tão única quanto a de influencer.
No INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) a classificação de Nice também é adotada como padrão. Portanto, é importante saber em qual categoria um negócio se encaixa.
Apesar de não existir uma opção específica para influenciadores digitais, a opção mais comum para criadores de conteúdo é o item 41.
Classe 41
Educação, provimento de treinamento, entretenimento, atividades desportivas e culturais.
No entanto, outros itens podem ser utilizados por influenciadores, dependendo de sua área de atuação.
Como cada caso é específico, recomendamos que acesse o site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e analise com cuidado todas as opções disponíveis no portal.
Uma vez que sua classificação como influencer for identificada, você poderá seguir para proteger sua marca ou propriedade intelectual.
Nesse processo, recomendamos o auxílio de profissionais capacitados que irão garantir o melhor suporte para agilizar e otimizar os processos de registro de marca.
Por que a marca se torna cada vez mais importante?
Atualmente, vivemos um momento onde as marcas assumem cada vez mais protagonismo nas relações comerciais mundo afora.
Em uma era de intensa competitividade, onde os marketplaces trouxeram concorrência global para negócios de todos os tamanhos, o relacionamento com o cliente passou a ser um diferencial.
Nesse contexto, as marcas passam a ser esse elo de conexão entre consumidores e empresas. Servindo como ponto de contato, essas representações comerciais hoje se baseiam em conceitos muito mais subjetivos.
Esse processo passa por alinhar os valores e ideais de cada empresa, com uma narrativa que engaje o cliente a interagir com essa respectiva marca.
Por isso, trabalhar essas representações comerciais se tornou uma grande necessidade das empresas no mercado moderno.
No entanto, antes mesmo de começar a trabalhar esse tipo de ação junto aos clientes e consumidores, é importante ter a segurança jurídica dessa identidade comercial.
O registro de marca é um passo crucial nesse processo. Trazendo segurança e tranquilidade, ele permite que empreendedores de todos os tipos consigam focar todas suas atenções em atividades criativas.
Quando falamos do trabalho de influencer, essa realidade não é diferente. Com a devida assessoria, esse processo pode trazer mais profissionalismo e credibilidade para criadores de conteúdo digital.
O mercado de influenciadores digitais
A regulamentação do trabalho de influencer ainda está engatinhando. Por se tratar de uma atividade profissional relativamente nova, o registro desse trabalho pode ainda ser confuso.
Todavia, a cada dia que passa caminhamos para um cenário muito mais organizado para quem deseja iniciar uma carreira nessa área.
O processo de digitalização em nossa sociedade e o surgimento de novos canais de comunicação virtual abrem ainda mais espaço para criadores de conteúdo online.
Com isso também cresce o profissionalismo. Empresas mais estruturadas e profissionais capacitados devem tornar esse setor cada vez mais competitivo ao longo dos próximos anos.
Por isso a estruturação é fundamental nesse campo. Muitas vezes, essa organização vai ser um grande diferencial para empresas que desejam desenvolver um trabalho sério e de muita credibilidade.
O registro de marca passa a ser um dos itens fundamentais para a construção dessa imagem mais sólida e atuante. Afinal de contas, os elementos visuais são uma importante ferramenta de trabalho para os influenciadores digitais.
Obrigado por chegar até aqui! Aproveite para conhecer mais do nosso trabalho.
Faça o seu registro de marca como influencer com o auxílio de uma empresa especializada
Fazer o registro de marca no exterior pode ser uma experiência intimidante, especialmente se você não estiver familiarizado com as leis e regulamentos locais.
No entanto, não precisa ser avassalador. Com a ajuda de uma empresa especializada, você pode ficar despreocupado sabendo que sua marca está registrada corretamente e de acordo com as leis locais.
Essas empresas têm um profundo conhecimento dos procedimentos de registro de marca e podem lhe fornecer conselhos personalizados para garantir o cumprimento de todos esses requisitos legais.
Trabalhar com tais empresas lhe poupará tempo e esforço significativos, te dando mais confiança para investir em mercados estrangeiros e proteger os direitos de sua marca.
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